20.9.13

ORIGINAL VS SEQUÊNCIA VS REMAKE


ASAS DO DESEJO (1987)
Quando o filme começa, ele é em preto e branco, vemos um homem caminhando por Berlim. Podemos ver que ele tem o dom de ler pensamentos, e ninguém parece poder vê-lo. Quando as cores surgem, o homem desaparece. Esse é um toque todo especial do filme, como se os anjos vivessem numa outra dimensão, onde não há cores. Eles também não conseguem sentir certas emoções humanas, mas estão sempre confortando os humanos, sua presença ao lado da pessoa já basta. Na trama, um anjo se apaixona por uma trapezista e decide se tornar humano para ficar com ela. Os diálogos estão cheios de reflexões, sobre muita coisa, e o final está em aberto, com um "continua" pintando na tela.



TÃO LONGE, TÃO PERTO (1993)
Esse filme divide opiniões. Tem gente que acha ele melhor que o primeiro, que é meio paradão. E tem gente que não gosta dessa continuação, porque o clima do filme é outro. E não poderia ser diferente, ele é de 1993, o muro de Berlim não existe mais. Desta vez acompanhamos outro anjo, que se tornou humano quando salvou uma menina. Um castigo por ter violado a lei, anjos não devem interferir no destino dos humanos. Uma vez em nossa ''dimensão'', ele encontra o cara do filme anterior, seu amigo, que agora está casado com a trapezista.



CIDADE DOS ANJOS (1998)
O odiado remake americano, caso você seja fã dos filmes alemães (mas o diretor dos filmes originais é um dos roteiristas deste remake!). Ele tem um pouco dos dois filmes, mas é uma nova versão do primeiro. Também traz algumas regras novas. A visão em preto e branco não foi usada, eu não gostei nada disso, e o romance está em alta. Querendo ser levado a sério, todo remake tenta isso, nos deparamos com um final totalmente anti hollywoodiano, que poderia ter condenado completamente o filme. Mas, em parte, ele foi salvo pela trilha musical. ''Cidade dos anjos'' pode ter Goo Goo Dolls e Alanis, mas ''Tão longe, tão perto'' tem U2!

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: der himmel über Berlin
ANO: 1987
PAÍSES: alemanha ocidental, frança
DURAÇÃO: 128 min
DIRETOR: Wim Wenders
ELENCO: Bruno Ganz, Solveig Dommartin e Otto Sander


TÍTULO ORIGINAL: in weiter Ferne, so nah!
ANO: 1993
PAÍS: alemanha
DURAÇÃO: 144 min
DIRETOR: Wim Wenders
ELENCO: Otto Sander, Bruno Ganz e Nastassja Kinski


TÍTULO ORIGINAL: city of angels
ANO: 1998
PAÍSES: alemanha, eua
DURAÇÃO: 114 min
DIRETOR: Brad Silberling
ELENCO: Nicolas Cage, Meg Ryan e Andre Braugher