25.10.13

DIGA ''SIM'' ÀS DROGAS


STREET FIGHTER - A ÚLTIMA BATALHA chegou ao Brasil com quase um ano de atraso. O filme acabou com o natal de muitas crianças norte americanas em 1994, e, em 1995, por pouco não acaba com o nosso natal também. Eu estava lá, no meio do público reclamão. Me lembro de todas as criticas que pintaram no boca a boca, as revistas de games também detonaram o filme. Muitos fãs do jogo estavam decepcionados.
O alvo principal era o Jean-Claude Van Damme no papel de Guile. Por que cargas d'água Guile se tornou o personagem principal do filme? A gente esperava ver um filme protagonizado pelo Ryu (ou pelo Ken). Aí começaram a dizer que o filme estava apenas promovendo os Estados Unidos. Ryu é japonês, Guile é norte americano. Mas o Ken também veio da terra do tio Sam, e aí? Resposta rápida: guerra do Kuwait. Diferente de Ken, Guile é um militar, essa era a suposta ''propaganda descarada'' do filme.
Então tá, Guile é o personagem principal. Ken e Ryu ficam num canto. O filme tomou o cuidado de respeitar o figurino dos lutadores (está bem próximo do figurino do jogo), mas nunca soube o que fazer com cada um deles na trama.
No game, temos vários lutadores, de vários países diferentes, se enfrentando em lutas de rua para descobrirem quem é o melhor. E todos eles têm uma desculpa para bater no vilão M. Bison no final. É pouco conteúdo para um filme. Na telona vemos o pessoal, bem, o exército americano, tentando derrubar o ditador de um país sul asiático. A história do filme não tem nada a ver com o jogo, mas ele tem o ''street fighter'' no título, então, depois de escrever a trama, eles pegaram os personagens e os jogaram para o alto, tentando encaixar cada um deles em algum lugar (olha só que fim levou o Blanka...). 
Para lavar a alma da franquia, muitas produções japonesas surgiram nos anos seguintes, filmes e seriados animados que respeitavam o game. Protagonizados por Ken e Ryu. 
E se você acha que Roliúdi aprendeu uma lição com esse filme, basta dar uma olhada no filme solo da Chun-li, de 2009. Inassistível.
''Street Fighter - a última batalha'' foi o último filme (feito para o cinema) do ator Raul Julia.

5 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: street fighter
ANO: 1994
PAÍSES: eua, japão
DURAÇÃO: 102 min
DIRETOR: Steven E. de Souza
ELENCO: Jean-Claude van Damme e Raul Julia

Unknown disse...

já do primeiro filme do Mortal Kombat só guardo boas lembranças, alias, faz uns dez anos que não vejo, bateu vontade, espero ter a mesma boa impressão.

Mich disse...

Kylie Minogue pagando mico!

Anônimo disse...

Kylie ♥____♥

obs.: Babette (ali no canto) ♥__♥

Pietro disse...

Filmes como MK e SF me deram uma boa impressao quando os assisti pela primeira vez. Por isso, evito assistí-los para nao pegar desprezo heheheheehehe
A lenda da Chun-Lixo como tbm os demais filmes do MK eu passo longe.