28.10.13

STAR TREK - ALÉM DA ESCURIDÃO


Já vou avisando, filme trekker com referências ao universo trekker, feito sob medida para os trekkers. Ou seja, eu adorei o filme. A enfermeira Chapel é mencionada, há uma participação especial, diálogos famosos e um certo alienígena peludinho. Ah, e Klingons, temos Klingons. Estamos numa era onde tudo vaza na internet. Ainda assim, J. J. Abrams consegue guardar muitos segredos. O maior segredo deste STAR TREK era a identidade do vilão, havia uma boa aposta. Aí pintou a idade do cara, McCoy fez uma descoberta e, antes que aquilo fosse mostrado na tela, eu matei a charada. Isso foi muito legal. Então quer dizer que, a partir desse ponto, o filme ficou previsível? Sim e não. Estamos numa realidade alternativa agora, existem semelhanças e diferenças. E também algumas coisinhas que foram colocadas na tela só para alegrar os fãs.


O VILÃO, ALGUÉM VAI GRITAR SEU NOME


O filme começa com uma pequena aventura, Kirk e sua tripulação estão ajudando uma raça bem primitiva num planeta distante. A famosa missão de 5 anos pelo espaço ainda não começou. A turma volta pra Terra e Kirk leva uma bronca do capitão Pike por ter violado algumas regras da Federação. Pike assume a Enterprise novamente e Spock é transferido para outra nave. Mas, antes de qualquer outra coisa, a Federação precisa encontrar um terrorista que explodiu um prédio em Londres. Kirk descobre que o cara está em Kronos, e o Almirante o envia numa missão, levar a Enterprise, carregada de torpedos, até Kronos e matar o vilão. Mas aquele planeta está no território dos Klingons, se algo der errado, teremos guerra (hey, ainda estamos no passado, os Klingons são um pé no saco, mas nenhuma guerra foi declarada oficialmente). O filme tem algumas reviravoltas, Kirk já não sabe mais em quem deve confiar, o vilão pode não ser um vilão e a Federação tem alguns segredinhos sujos. Temos batalhas no espaço e também na Terra, ótimos efeitos especiais, destaque para o final estilo "caçadores da arca perdida". Comprei um blu3D só por causa da embalagem que é muito bonita, os extras estão no disco 2 com o filme 2D e são vários, mas cadê a cena deletada do vilão tomando banho?












VEJA TAMBÉM: Star Trek a série clássica - episódios "a semente do espaço" (1ª temporada) e "problema aos pingos" (2ª temporada), Star Trek 2 - A ira de Khan, Star Trek 3 - À procura de Spock.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: star trek into darkness
ANO: 2013
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 132 min
DIRETOR: J.J.Abrams
ELENCO: Chris Pine, Zachary Quinto, Zöe Saldana. Karl Urban, Simon Pegg, John Cho, Benedict Cumberbatch, Anton Yelchin, Bruce Greenwood, Peter Weller e Alice Eve

Anônimo disse...

Sei lá, esse filme foi estranho.
Não posso julgá-lo como um fã da série pois acompanhei pouco dela..

Mas como um filme em si, ele foi bastante normal, ou comum. O primeiro filme, de 2009, não foi simplesmente diferente na série, ele foi diferente em toda a sua estrutura. Conseguiu boas cenas de ação, de suspense, de lutas, de batalhas espaciais, de efeitos especiais... Tudo excelente, muita emoção na tela.

Nesse filme de agora, está muito cheio de clichês. Kirk não sabem em quem confiar, a Federação possui segredos e é malvada, todo mundo quase morre no final e o vilão da federação só perde por puro azar... Poderia fazer parte do enredo? Sim, mas poderiam ter se esforçado mais para diferenciar esse roteiro de outros filmes. Tirando o fator star trek, ele é um filme muito comum de ação e suspense. E as batalhas espaciais estão muito mais fracas que o de 2009.

Mesmo assim, ele é muito bom dentro de sua proposta. Ruim ele não é, então que continuem seguindo esse rumo na franquia.