1.10.13

TOMBOY


Encontrei o dvd importado do filme ''minha vida em cor de rosa'' há alguns dias. Como meu player não quer nada com filmes importados, sou obrigado a ver o filme no video game, ele é barulhento mas tudo bem. Só que o meu francês não é lá grande coisa, tudo bem, o filme tem legendas em inglês, estou quase comprando. Aí eu vi o preço da fita e mudei de ideia. Vou comprar outra coisa. Já estava de olho em TOMBOY havia um tempinho, o filme é quase uma versão feminina de ''minha vida em cor de rosa'', e também é um filme francês. O melhor de tudo é que Tomboy ganhou um dvd nacional. Mas eu não estava com saco pra esse filme, mais um drama pesado com uma pobre criança confusa? Felizmente, o filme é bem leve, gostoso de assistir.


NOS DOIS TIMES


Se você não sabe nada sobre o filme, vai ter uma surpresa daquelas aos 14 minutos. Qualquer sinopse pode trazer spoilers, não dá pra fugir disso. Laure é uma menina de 10 anos que tem um cabelo bem curtinho. Quando o filme começa, não sabemos seu nome e nem seu sexo. A família acabou de se mudar e Laure foi dar uma volta pela nova vizinhança, querendo fazer amizade com os meninos. Ela se apresenta usando o nome Mickäel, mais tarde, o filme nos revela que Mickäel é uma menina. Entre os novos amigos, está Lisa, uma menina que se apaixona por Mickäel. Fora de casa, Laure pode jogar futebol com os meninos, tirar a camisa e cuspir no chão, ela está adorando isso. Durante o filme, vai ficando cada vez mais complicado manter seu segredo. Nunca fica claro se Laure é lésbica ou trans, mas isso não importa, acompanhamos a trama pelo ponto de vista das crianças. A irmãzinha de Laure, Jeanne, rouba a cena sempre que aparece. O final surge de repente e pode decepcionar aqueles que esperam por uma conclusão mais conclusiva.











VEJA TAMBÉM: Minha vida em cor de rosa, Para um soldado perdido, As amizades particulares, Meninos não choram, Café da manhã em Plutão. 

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: idem
ANO: 2011
PAÍS: frança
DURAÇÃO: 82 min
DIRETORA: Céline Sciamma
ELENCO: Zoé Héran, Malonn Lévana e Jeanne Disson