19.11.13

DÊ UMA CHANCE PARA ...


Em 1949, George Orwell publicou o livro ''1984'', e ele morreu alguns meses depois. Então ele nunca chegou a ver as adaptações do livro, existem filmes feitos para o cinema e filmes feitos para a tv. Em 1956 pintou a primeira adaptação de ''1984'', seguindo o livro a risca. Existe até uma adaptação lançada nos cinemas em 1984, aí o título não faz muito sentido. Afinal de contas, 1984 era um futuro distante em 1949. 
No filme de 1956 (foto), não há razão para não seguir o livro. Aconteceu uma guerra nuclear nos anos 1960 e agora o mundo está dividido em 3 nações (Lestácia, Eurásia e Oceania). A trama se passa em Londres, que fica na Oceania. O ano é 1984 e o povo não tem liberdade alguma, o Partido (o governo) diz que ''Liberdade é escravidão''. Todos têm uma teletela em casa, e elas estão nas ruas também. As pessoas são vigiadas pelo Partido 24 horas por dia. Em todo canto você encontra o cartaz que diz: o Grande Irmão (Big Brother) está te observando. Mas será que o BB é uma pessoa real? Será que a Oceania está realmente em guerra contra outra nação? O povo não tem como saber o que está acontecendo realmente no estrangeiro. O Partido controla toda a informação.
Winston é o personagem principal. Em seu trabalho, ele reescreve a história, fazendo o Grande Irmão parecer um deus para as futuras gerações. Numa sociedade onde até os casamentos são arranjados pelo governo, um homem comum pode lutar contra o sistema quando encontra uma moça e se apaixona por ela? 
Julia faz parte do Esquadrão Anti-Sexo e pensa como Winston. Mas não é fácil fugir das teletelas e da Polícia do Pensamento. Eles arriscam suas vidas cada vez que se encontram.
O ano de 1984 já passou e ele não foi como Orwell imaginou (ainda bem), mas o livro foi muito mal interpretado e sua publicação foi proibida em alguns países. E olha que sua mensagem continua atual, podemos citar hoje alguns países que nos fazem lembrar de Oceania.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: 1984
ANO: 1956
PAÍS: reino unido
DURAÇÃO: 90 min
DIRETOR: Michael Anderson
ELENCO: Edmond O'Brien, Michael Redgrave e Jan Sterling