19.12.13

COMO SE FOSSE A PRIMEIRA VEZ


Eu já vi APERTEM OS CINTOS ... O PILOTO SUMIU (1980) várias e várias vezes na tv. Sempre dublado. Já sei o filme de cor. E agora comprei o dvd, uma nova edição, a tal da ''campanha anos 1980'' com a caixinha amarela. O dvd não traz o filme dublado em português, hoje eu o vi pela primeira vez em inglês. E assim, muitas piadas finalmente fizeram sentido, coisas do tipo ''trocadilhos em inglês'', a dublagem br estava num beco sem saída. Hoje descobri que a versão da tv estava cheia de cortes, seria verdade? o filme é tão curtinho... como pode o meu dvd ser diferente do filme que vi na tv inúmeras vezes? O lance dos cortes não tem nada a ver com o espaço disponível na programação da Rede Globo, na verdade, o filme tem nudez e consumo de drogas !!!
Ainda assim, é um filmão, marcou época, é a mãe de todas as paródias. É uma comédia com várias piadas por minuto, em alguns momentos tenta copiar a fórmula dos desenhos animados. ''Apertem os cintos'' é uma paródia de ''Aeroporto'', um filme catástrofe de 1970, e até usa alguns diálogos daquele filme. Mas ele também faz referências a outras produções, como ''Os embalos de sábado a noite'', ''A um passo da eternidade'' e já começa fazendo piada com ''Tubarão'', mostrando a cauda do avião atravessando as nuvens.
Escrito e dirigido por Jim Abrahams e pelos irmãos Zucker, o filme ganhou uma continuação em 1982 e criou um novo tipo de comédia. Nos anos seguintes os três diretores produziram filmes como ''Top Gang'', ''Top Secret'' e ''Corra que a polícia vem aí''. A fórmula ficou meio gasta na metade dos anos 1990, até ser trazida de volta pelo filme ''Todo mundo em pânico''.
Ponto para o dvd, tem uma cena adicional no final dos créditos. Hoje eu vi esse filme ''pela primeira vez''.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: airplane!
ANO: 1980
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 88 min
DIRETORES: Jim Abrahams, David Zucker e Jerry Zucker
ELENCO: Peter Graves, Julie Hagerty, Robert Hays e Leslie Nielsen
PRÊMIOS: indicado para o Globo de ouro de melhor filme (musical ou comédia)

Juan Pablo disse...

Fiquei com inveja de ver o filme pela primeira vez...