21.12.13

DÊ UMA CHANCE PARA ...


Há muito tempo atrás, sob este mesmo céu, sobre esta mesma terra, muito antes de você, do Jason Statham, do Bruce Willis, antes do Rambo e do Exterminador, existiu um filme de ação do tipo macho man. Sem saber, o diretor John Carpenter criou algo novo que se tornaria moda nos anos 1980.
Hoje você pode rever FUGA DE NOVA YORK e dizer: caramba, quantos clichês. Mas isso seria injustiça. Esse tipo de filme, exército de um homem só, tinha que surgir de algum lugar. E lá estava Kurt Russell fazendo escola, em 1981, mas seus alunos, anos depois, tiveram que enfrentar a pesada censura da década. Por conta disso, você encontra em FUGA DE NOVA YORK algo que nunca se viu num ''duro de matar'' da vida. Vamos falar sobre isso no final da postagem.
No futuro, em 1988, a criminalidade em niuiorqui aumentou 400%. No estilo Arkham city, a ilha de Manhattan foi transformada numa gigantesca prisão, um muro foi construído ao redor da ilha que agora é habitada apenas por criminosos. Todo dia um helicóptero joga comida pros caras no Central Park. Depois desta rápida introdução, com efeitos digitais do tipo Tron barra Atari, o filme nos leva para um futuro ainda mais distante.
O ano é 1997. O presidente norte americano precisa se reunir com líderes da China e da União Soviética para tentar um acordo de paz. Mas seu avião é sequestrado por terroristas (norte americanos) e é atirado contra a ilha de Manhattan. O presidente consegue fugir do avião numa cápsula antes do impacto, mas agora está preso na ilha, cercado por criminosos.
E aí o chefe de polícia envia o criminoso Snake Plissken para salvar o presidente. Seus crimes serão perdoados mas, caso ele pense em fugir, um dispositivo implantado em seu pescoço o matará em 22 horas. Snake tem que salvar o presidente e deixar a ilha, assim receberá a cura. 



O filme ganhou uma continuação fraquinha e atrasada em 1996 (fuga de Los Angeles) e um terceiro e obscuro filme em 2010 (fuga de Nova Jersey) com outro elenco e diretor.
Como você pode ver, a capa do dvd é puro delírio. Vários helicópteros no ar, a estátua da liberdade no chão, um Kurt Russell super musculoso com uma tatuagem no braço, nada disso está no filme. Ele só tem uma tatuagem e ela está na barriga. Sem mencionar que o tapa olho está no olho errado.
Nos anos 1980, o presidente Reagan começou a vender patriotismo e moralidade. Muita coisa mudou na tv e nos filmes, até video games recebiam avisos do tipo ''vencedores não usam drogas''. A gente vê Snake salvando o presidente no filme, mas o presidente não é nenhum santo, e Snake, no final, apronta e prova que não é patriota. Um soco no estômago de todos os machões certinhos que surgiram depois dele.

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: escape from new york
ANO: 1981
PAÍSES: eua, reino unido
DURAÇÃO: 99 min
DIRETOR: John Carpenter
ELENCO: Kurt Russell, Lee Van Cleef, Ernest Borgnine e Donald Pleasence

Aécio Sales disse...

Eu tenho este dvd com outra capa e originalmente lançado pela Universal.
Vi na época no cinema...

Anônimo disse...

E o Kurt é baita de um gostoso.

Anônimo disse...

Spectra Nova nos melhores supermercados perto de você.