11.1.14

DÊ UMA CHANCE PARA ...


O CASTELO ANIMADO é uma produção japonesa de 2004, é baseado num livro mas lembra bastante o conto da ''Bela e a Fera'', e quase ganhou um Oscar em 2006. Pode parecer um ''a bela e a fera'' às avessas, mas isso não quer dizer que o filme é previsível, na verdade, acontece tanta coisa que é impossível adivinhar o final. Há muitas subtramas, alguns personagens tem um passado misterioso e o filme não vai entrar em detalhes. Você tem que fazer como a protagonista, nada de planos futuros, aceite o que vier pela frente.
Sofî é uma mocinha que trabalha na loja da mãe fazendo chapéus. Seu país entrou numa guerra contra outro país, o filme tem um clima europeu século 19 com tecnologia atual, dirigíveis são usados como máquinas de guerra. Quando uma bruxa entra na loja de Sofî, ela se irrita com a moça e a transforma numa mulher idosa. Sofî não pode mais aparecer na frente da mãe e decide sair de casa. Ela encontra o castelo ambulante do mago Howl e se torna a faxineira do lugar. Howl está fugindo da guerra, ele foi convocado pelo rei, e tem uma ligação com o demônio de fogo que move o castelo. Um garoto mora com Howl e ganha dinheiro usando a porta da frente, que é mágica. E tem também um espantalho seguindo a turma. Parece estranho mas o filme nunca fica confuso, ele tem belos cenários e a coisa fica surreal quando alguém usa magia no filme. No audio em inglês você encontra Christian Bale como Howl.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: hauru no ugoku shiro
ANO: 2004
PAIS: japão
DURAÇÃO: 119 min
DIRETOR: Hayao Miyazaki (a viagem de Chihiro)

Anônimo disse...

Mas quem é que não deu uma chance para esse filme??

Depois de "A viagem de Chihiro", é meu favorito.

mike kiske disse...

Nossa meu deus, sempre a viagem de chihiro: "ai a viadagem de chihiro", "ai meu cu, a viadjem de cuhiru!!!

PQP, todo viado caga pau pra esse filme??!!!! Eu vi, só gostei da parte dos bichinhos fazendo o "corta aqui" e depois saem saltitando.
Castelo animado é FODA!! Já vi mais de 10 vezes com certeza. E você o descreveu muito bem.
Não que Viagem de Chihiro seja um filme ruim, afinal os japam sambam na cara dos estúdios de animação, mas todo mundo só fala dele.
Pra mim, soa como modinha, aonde todo mundo o cita pra parecer que tem algum assunto e não se sentir excluído.
Tipo, papo de nerd noobie que diz: Ai, linux é bem melhor que windows.
Abraços, e curtindo seu recém descoberto blog.