11.1.14

DIGA ''SIM'' ÀS DROGAS


Esse filme você não encontrava nem a pau nas locadoras. Era exclusivo do SBT, tinha até um típico nome de ''tv aberta''. NASCEU BURRO, NÃO APRENDEU NADA E ESQUECEU A METADE é um filme de 1992 com um humor bem forçado, tentando levar clichês de desenhos animados para os filmes com atores. O truque não dá certo e não nos diverte, mas vale a pena lembrar deste filme, dois anos depois pintou o Máskara do Jim Carrey, usando a mesma fórmula, mas de uma maneira mais inteligente.
O ator Stephen Kearney faz dois papéis neste filme. NASCEU BURRO, NÃO APRENDEU NADA E ESQUECEU A METADE começa mostrando os gêmeos Nutt, Nathan e Philbert, ainda bebês. Nathan é um diabinho, a mãe não suporta o garoto. Ela decide se livrar dele e o deixa na porta de um orfanato. Mas ela se enganou, aquilo não era um orfanato, era um hospício. Aí o filme avança 30 anos. Philbert está casado, tem uma bela vida e é um famoso político. Nathan, ainda no hospício, desenvolveu 12 personalidades diferentes. Como nos desenhos animados, ele muda de roupa instantaneamente. De Elvis para Marilyn, de cowboy para palhaço e tem até o exterminador do futuro. Nathan decide fugir do hospital e ir atrás do irmão, numa tentativa de recuperar sua sanidade.
O filme quer fazer muitas piadas do tipo ''corra que a polícia vem aí'', mas não tem as ferramentas certas, os efeitos especiais são fracos demais e a produção é de fundo de quintal. No final, quando pinta a guerra das tortas, Philbert enfia uma mulher dentro de um bolo, mas podemos ver que o bolo é falso, feito de tecido. Logo, você precisa estar com aquele bom humor nas alturas para engolir esse filme. Ou talvez com insônia, o SBT costumava exibir o filme na sessão das dez.
A história foi escrita por um tal de Sam Raimi. O passado condena.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: the nutt house
ANO: 1992
PAIS: eua
DURAÇÃO: 94 min
DIRETOR: Adam Rifkin
ELENCO: Stephen Kearney, Amy Yasbeck e Robert Trebor