9.1.14

O MELHOR E O PIOR DE CLEÓPATRA


1- CONTRA TUDO E CONTRA TODOS
O orçamento inicial do filme era bem modesto, mas, durante a produção, aconteceu de tudo. Muita gente ficou doente, cenários foram destruídos por tempestades, os produtores brigaram entre si e alguns abandonaram o projeto (diretores também). O roteiro era escrito e reescrito o tempo todo. Os atrasos foram muitos e eles foram caros. Os egípcios não queriam ver Liz Taylor como Cleópatra, porque ela era judia. O projeto chegou pertinho de ser cancelado várias vezes, mas sempre havia alguém que ainda acreditava na obra e tocava tudo para frente.

2- A ATRIZ PRINCIPAL
Não, ela não estava muito a fim do papel, e exigiu um mega salário, um salário recorde para uma mulher. Seu milhão seria pago após 16 semanas de trabalho, mas a produção se arrastou demais. A moça processou a Fox e ganhou 7 milhões em 1966. Ela ficou doente durante as filmagens e fez o filme de má vontade. Detestou o resultado final e foi ignorada pelo Globo de ouro, e pelo Oscar, no ano seguinte.

3- TUDO É GRANDE
O filme ganhou 4 Oscars bem merecidos. Direção de arte, figurino, efeitos especiais e fotografia. Como produção cinematográfica é um verdadeiro épico. O fórum romano, construído nos estúdios da Cinecitta (na Itália), é 3 vezes maior que o prédio verdadeiro. Hoje seria tudo digital e o Oscar não daria a mínima, e nem você. O filme só não ganhou uma grande batalha final no final, porque o orçamento já estava nas alturas. Havia uma quantidade absurda de figurantes e não foi fácil vestir e controlar esse pessoal, olha só...

4- FINALMENTE EM ROMA
Cleo entra na capital romana com estilo. Um desfile gigantesco, tipo Ali Ababwa... essa sequência é um show a parte dentro do filme. E precisava ser filmada de uma só vez, as câmeras já estavam estrategicamente posicionadas. Mas surgiram problemas, alguns figurantes gritavam ''Liz'' ao invés de ''Cleópatra'' e, acredite se quiser, uma sequência teve que ser refilmada (centenas de pessoas de volta para suas posições iniciais) porque o diretor viu um figurante vendendo sorvete na multidão.

5- VINTE E QUATRO QUILATES NO PESCOÇO
No filme, Elizabeth Taylor aparece usando 65 trajes diferentes. Eles gastaram quase 200 mil dólares no figurino de uma única atriz. Esse recorde foi quebrado por Joan Collins (que quase viveu Cleópatra neste filme) em 1986, numa mini serie onde ela usou 85 figurinos.

NO FUNDO DO POÇO:
Escolha a sua versão, 192 minutos, 233 minutos, 248 minutos ou 320 minutos. O filme tem um pouco da Cleópatra histórica e um pouco da Cleópatra de Shakespeare. A melhor casa para esse filme é a sua, a longa duração não serve para o cinema porque o filme é bem teatral em vários momentos. O estúdio acreditava que o público estava doido para ver Liz e Richard Burton juntos na telona, eles eram o casal sensação naquela época, então o filme se arrasta quando eles estão juntos, vira uma novela. Não chega a prejudicar muito o filme porque a trama não perde a velocidade, mas ainda assim...

CLEÓPATRA deu um baita preju para a Fox e até hoje é um clássico relutante, tem gente que gosta e tem gente que não gosta.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: Cleopatra
ANO: 1963
PAÍSES: reino unido, eua, suiça
DURAÇÃO: 192 min
DIRETORES: Joseph L. Mankiewicz, Rouben Mamoulian e Darryl F. Zanuck
ELENCO: Elizabeth Taylor, Richard Burton, Rex Harrison e Martin Landau
PRÊMIOS: vencedor de 4 Oscars