4.2.14

DÊ UMA CHANCE PARA ...


O QUARTETO é um filme de 2012, argh, eu queria o blu-ray mas não havia nenhum na loja. Todos os meus filmes de 2012 barra 2013 são em blu-ray, fica feio ter uma caixa de tamanho diferente no meio das outras. Enfim, se o blu aparecer qualquer dia, farei a troca. O dvd foi barato (25 mangos) e muita gente vai querer ficar com ele. O filme passou rapidinho pelos cinemas brasileiros em março de 2013, quem conseguiu ver deve ter gostado. É um filme bem tranquilo e simplório, é estrelado por idosos e parece ter sido feito para idosos, não há momentos de tensão e nem grandes surpresas.
O filme é dirigido por Dustin Hoffman (ele mesmo!) e Maggie Smith ganhou uma indicação ao Globo de Ouro, mas foi ignorada pelo Oscar. Os velhinhos são simpáticos e engraçados, é um filme que você pode ver ao lado da mamãe.
A trama se passa num Lar para músicos aposentados. Muitos velhinhos são (ou foram) cantores de ópera, compositores, maestros ou faziam parte de uma orquestra. Alguns passam o tempo cantando ou tocando instrumentos. Entre eles está Michael Gambon (o Dumbledore), mandão e afetado, ele está organizando um evento para arrecadar dinheiro para o Lar. E alguns velhinhos vão participar do show, ninguém quer que o lugar feche as portas.
A rotina do asilo muda quando a famosa Jean Horton (Maggie Smith) aparece no pedaço. Ela vai ter que deixar sua arrogância de lado, sua arqui inimiga está hospedada ali, e também um de seus ex maridos, que ela magoou bastante, todos esperam que ela aceite cantar no evento. Antes de explodir com uma carreira solo, Jean fazia parte de um quarteto, ela reencontra seus ex colegas no Lar, mas não quer saber de subir num palco. Está com vergonha de sua própria idade.
O final chega sem aviso, a gente não vê aquilo que a gente queria ver, mas tudo bem. Nos créditos finais descobrimos que, tirando o elenco principal, os demais atores eram músicos de verdade. Os velhinhos ainda cantam e tocam instrumentos numa boa.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA:

TÍTULO ORIGINAL: quartet
ANO: 2012
PAÍS: reino unido
DURAÇÃO: 98 min
DIRETOR: Dustin Hoffman
ELENCO: Maggie Smith, Tom Courtenay, Billy Connoly, Pauline Collins e Michael Gambon

raul disse...

Filme maravilhoso! Adorei! Aliás, Maggie Smith está arrasando com tudo.