14.3.14

NINFOMANÍACA VOLUME 2


E no fim das contas, essa odisséia erótica de Lars Von Trier, com horas e horas de duração, serviu para alguma coisa? Ainda podemos dizer que foi ''sexo pela arte''? O sexo é o tema central do filme, mas, verdade seja dita, ele não precisa ser tão visual. Olha só, Michael Fassbender também é um viciado em sexo em ''Shame'', e aquele filme suaviza tanto o sexo quanto o drama, ainda assim a gente capta a mensagem numa boa. Nesse segundo volume de NINFOMANÍACA, o drama da personagem começa a ficar mais evidente, ela sabe que tem um problema e que precisa de ajuda. Mas, como no filme anterior, as aventuras sexuais ainda movem a trama para frente. E é claro que tem toda aquela enrolação típica do diretor, os dois filmes poderiam ser um só e ele seria bem curto se você pegar apenas as partes que fazem a trama avançar (a gente precisava mesmo daquelas aulas sobre pescaria?). Como eu já disse, o filme parece ser um remake de ''as idades de Lulu''. Veja ''as idades de Lulu'' e você verá ''ninfomaníaca 1 e 2'' (mas sem as partes vulgares).


MÉNAGE MAL PLANEJADO


O filme dá continuidade à história de Joe e de Jerôme, mas a moça ainda não sossegou. Ela encontra o Jamie Bell, que gosta de amarrar e de chicotear, faz sexo com dois homens (ou pelo menos tenta fazer) e experimenta até sexo lésbico. Em alguns momentos ela tenta se curar sozinha, fazendo ''adaptações'' no AP. A trama vai nos levar até o beco onde ela foi encontrada no começo do filme anterior, e depois pinta uma conclusão na casa do Stellan Skarsgard, ah faça-me o favor, chama aquilo de ''final''??? E não é apenas um final bobo que você vai ter que engolir, o sexo não é explícito, mas tem muita vagina, nádegas machucadas, frontal masculino com ereção, sexo oral e até um golden shower (eca). Quer dizer, você nem precisa ser demasiadamente puritano para chamar o filme de pornô, não é exatamente um pornô, o problema é o lance do sexo pouco convencional. Algumas coisas você até faria na cama, mas não todas as coisas que estão no filme, em ambos os filmes, ou seja, NINFOMANÍACA não é para todos os gostos e nunca será. E é sempre desconcertante ver algo do tipo ao lado de desconhecidos num cinema. Ou você pode se levantar e gritar: vocês todos são pervertidos, todos nesse cinema são pervertidos, até eu.
Sinto muito Von Trier, ''Dançando no escuro'' foi o seu ''Cidadão Kane'', você nunca mais fará um filme tão bom.










4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: nymphomaniac vol II
ANO: 2013
PAÍSES: dinamarca, bélgica, frança, alemanha e reino unido
DURAÇÃO: 123 min
DIRETOR: Lars von Trier
ELENCO: Charlotte Gainsbourg, Stellan Skarsgard, Shia Labeouf, Willem Dafoe, Michael Pas e Mia Goth
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: dia 13 de março de 2014

Eduardo Santos disse...

Não acho que Trier tenha decaído... Melancolia chega perto de Dançando no Escuro e Dogville talvez sejam até melhor. E esse NInfomaniaca foi bem melhor do que se esperava. Teve sentido. E o final me pareceu forte (uma espécie de ironia, depois de tudo que aconteceu, o "amigo" dela se revela como todos os outros).

Rafael Caribé disse...

Lars nunca será unanimidade e aí que estar a graça.

Marcelo Doni disse...

sinceramente não gostei concordo com as palavras do Eduardo sobre final(não tinha pensado sobre este ponto de vista) e concordo com Alessandro que deveria ser um único filme, mas sinceramente as Idades de Lulu me empolgaram muito mais(ainda não esqueça daquela cena de orgias no quarto da personagem)neste 1 e 2 as melhores cenas fora Uman(no 1) e os caras da fotos acima rsrsr...e ninguém lembrou de Jamie Bell o famoso billy elliot?!?!e Rafael com certeza você também está certo