26.4.14

AS DIABÓLICAS


Em 1955 surgiu na França um filme de suspense tão incrível que fez o maior sucesso mundo afora. O diretor Henri-Georges Clouzot foi chamado de ''o Hitchcock francês''. O filme trazia um aviso: ''não seja diabólico, não conte para os seus amigos o que você acabou de ver. Em nome deles, eu agradeço''. E ninguém podia entrar na sala após o início da sessão. Tudo para manter o final do filme em segredo. O próprio Alfred Hitchcock ficou maravilhado com AS DIABÓLICAS,  e assim, anos depois, ele filmou ''psicose'' em preto e branco, usou a mesma estratégia para esconder o final do público e fez algumas referências ao filme francês em sua produção. Sem AS DIABÓLICAS não existiria o ''psicose'' que conhecemos, e muitos outros filmes de terror e de suspense que fazem uso da mesma fórmula. É por isso que, se você só vai conhecer o filme agora (o dvd está chegando às lojas), talvez você veja AS DIABÓLICAS como um aglomerado de clichês. Você tem que ser justo, não existia nada parecido com esse filme antes de 1955. Nem mesmo Alfred Hitchcock costumava ser tão ousado assim.


- Boa noite, Cinderelo.


Christina é uma mulher doce e gentil, com uma saúde bem frágil. Ela é a diretora barra professora de uma escola para meninos. Seu marido Michel é um verdadeiro monstro, como Christina é ingênua e covarde ele se aproveita dela, ele se torna o diretor da escola e passa a mão no dinheiro da esposa sem cerimônias. Christina ainda tem que aturar a infidelidade de Michel. A amante do marido, Nicole, é uma professora em sua escola. Como Michel é um homem violento, sua esposa não discute o adultério. Nicole também não tem uma boa vida, ela já começa o filme com um olho roxo. As duas moças estão no limite, e aí surge um plano diabólico. Christine e Nicole vão matar Michel e depois vão dar um sumiço no corpo. Elas são as heroínas do filme e você vai torcer por elas, você vai torcer pela execução perfeita do plano (e vai temer pelas duas quando um policial pintar no pedaço). Mas algo dá errado, surge um mistério e o suspense toma conta do filme, você não consegue parar de assistir. Aí vem a terrível revelação no final, mas o filme não dá trégua. Nos últimos 30 segundos pinta outro desfecho, que é de cair o queixo. Mas é um final sugestivo, fica por sua conta, você acredita nele ou não.














VEJA TAMBÉM: Eu sei o que vocês fizeram no verão passado, Ligadas pelo desejo, Garotas selvagens, Dormindo com o inimigo.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: les diaboliques
ANO: 1955
PAÍS: frança
DURAÇÃO: 114 min
DIRETOR: Henri-Georges Clouzot
ELENCO: Simone Signoret, Véra Clouzot e Paul Meurisse

Anônimo disse...

Vi o remake com Isabelle Adjani e Sharon Stone. Naquela época já se falava que a refilmagem era uma bomba é que era uma maravilha o original.