4.4.14

NOÉ


Esse é o filme que está irritando muita gente por aí. Para alguns, Noé não deveria ser retratado (você leva pau se fizer uma caricatura) e para outros, o filme não se parece com o conto da bíblia. Não vemos um cara de 600 anos recolhendo 10 milhões de animais num navio. Não é um filme bíblico, não tem nenhum Jesus Brad Pitt e um deus que fala com os humanos o tempo todo. O conto da bíblia serve apenas como ponto de partida para um filme de ... fantasia! É isso mesmo, não é bíblia, é senhor dos anéis, não é bíblia, é game of thrones! Apesar dos momentos mágicos, o filme tenta ser realista, muita lama, sujeira e violência, tapando alguns buracos do mito cristão (que foi baseado num mito grego, que foi baseado num mito sumério, que foi ...) e deixando a trama um pouco mais realista. Eu não sabia que mitologia cristã poderia ser tão divertida.


 E AQUELE É O CAMINHO PARA MORDOR

Noé (Russell Crowe) e sua esposa Jennifer Connelly são os últimos descendentes de Set (filho de Adão e Eva, não sei se isso é sério ou criação do filme), eles vivem num mundo que está sendo devastado pelos descendentes de Caim. Eles evitam os homens maus morando bem longe das cidades. Um dia, Noé tem um pesadelo. Ele acredita que o Criador quer que ele procure seu avô Matusalém (Anthony Hopkins). No meio do caminho, ele acolhe uma menina num acampamento que foi saqueado. Ao encontrar o velho, as suspeitas de Noé são confirmadas, o mundo será destruído. Com a ajuda dos gigantes de pedra (seres que foram castigados pelo Criador porque tentaram ajudar a humanidade, hunf), Noé constrói a arca barra caixote nos anos seguintes, enquanto seus filhos crescem e se tornam Hermione, Percy Jackson e... Éomer? Enquanto a arca não estiver pronta, os gigantes de pedra (Transformers, sério) vão ajudar Noé a defender o navio dos humanos maus, milhares deles. Entre eles está o vilão do filme. O plano é limpar a casa, apenas os animais digitais serão salvos. Quando o filho mais novo de Noé morrer, a humanidade morrerá com ele. Mas aí acontece uma reviravolta e o clima dentro da arca fica tenso, muuuito tenso. É bem difícil ver este mundo como sendo o planeta Terra, tem apenas um continente (isso ajuda a explicar coisas como ''cangurus australianos na arca?'') e uns lances que fazem a gente pensar numa ''Terra-Zelândia''. Perto do final, o filme fica com pressa, há muitos cortes chatos que incomodam bastante. Religiosos realmente vão odiar, NOÉ é quase um filme pipoca.











VEJA TAMBÉM: O senhor dos anéis - as duas torres, Transformers o filme, O rei leão, Mad Max além da cúpula do trovão.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: Noah
ANO: 2014
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 138 min
DIRETOR: Darren Aronofsky
ELENCO: Russell Crowe, Jennifer Connelly, Ray Winstone, Anthony Hopkins, Emma Watson, Logan Lerman, Douglas Booth e Nick Nolte
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: dia 3 de abril

Anônimo disse...

e ai surgiu o incesto e os lannister viveram felizes para sempre.

cristianismo cadê você? Foi a melhor coisa no filme pra mim, a falta do culto cristão.

Marcelo Doni disse...

concordo plenamente com você Alessandro, e um filme com "livre arbítrio "