11.4.14

O HOBBIT: A DESOLAÇÃO DE SMAUG


E aí eu fiquei na dúvida, era mesmo necessário dividir o livro em três filmes? Isso deu certo no primeiro filme, e haviam poucas mudanças na trama. Mas o segundo filme está diferente. Parece que Peter Jackson faz questão de fazer um filme com 3 horas de duração (aprox), ele pega a pequena sequência dos barris do livro e a transforma numa longa sequência de ação no filme. Por outro lado, ele pega o Beorn do livro e lhe dá poucos minutos na tela. É uma adaptação meio maluca, não está tão previsível quanto o filme anterior, a linha de chegada da trama ainda é a mesma, mas o caminho mudou. Há novos personagens e muitas desculpas para tentar unir as duas trilogias, até vemos Bilbo sendo dominado pelo poder do Anel.


 - Vamos descer as cataratas num barril?


O filme começa com um flashback, vemos o primeiro encontro de Thorin com Gandalf. Depois voltamos para o presente. O mago, o hobbit e os anões encontram a casa de Beorn, o homem urso, é vapt vupt, tem um exército de orcs atrás deles, então a visita não dura um dia. O filme acabou de começar e o pessoal já está na floresta das trevas. Gandalf deixa os anões para ir atrás do Necromante, nesse ponto ele desaparece do livro. Mas no filme a gente vê tudo. Como no filme anterior, tem pedaços do livro Silmarillion na trama. Surge a elfa Tauriel para representar o sexo feminino, você pode chamar Tolkien de machista, como algumas pessoas o fazem, mas Peter Jackson está dando uma força (George Lucas precisou criar uma nova trilogia para encher a galáxia de Star Wars com mulheres). Então, é melhor esquecer o livro, são muitas mudanças, alguns anões nem chegam a entrar na montanha, eles ficam na cidade do lago. E olha que, algumas dessas mudanças, deixaram certos acontecimentos do livro mais realistas, não podemos reclamar (ou quase isso. A personalidade de Thorin mudou de repente e isso não foi legal).
Esse é o filme do meio, não existe um final (também não foi cortado onde achei que seria cortado), ele termina meio que abruptamente, mas vá lá. As melhores partes a gente confere no último episódio.
Já se passaram 4 meses desde a estreia nos cinemas e, acredite, o filme envelheceu mal. Agora tá mais fácil de notar aquelas cenas absurdamente estendidas, só porque o diretor quer ter um filme de 3 horas. Quando nada acontece na tela, muito nada acontece na tela. Mas não podemos reclamar quando as tais cenas esticadas são cenas de ação, aí o filme fica legal. Meu blu-ray duplo foi baratinho, porém, tem poucos extras. Não olhei para o conteúdo do blu-3D. Com certeza uma versão estendida será lançada ainda em 2014, só que essas versões tediosas só estão nos dizendo que Peter Jackson deveria ter feito apenas dois filmes. A trilogia do anel poderia ter gerado o dobro de filmes, mas ''o hobbit'' não tem tanta história assim para contar.











VEJA TAMBÉM: Coração de dragão, Krull, A sociedade do Anel, Willow na terra da magia.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: the hobbit, the desolation of Smaug
ANO: 2013
PAÍSES: eua, nova zelândia
DURAÇÃO: 161 min
DIRETOR: Peter Jackson
ELENCO: um monte de homem e 1 mulher

Anselmo disse...

Precisa mesmo a cada meia hora lembrar da missão e pra onde estão indo? Como o Smaug sabe que a escuridão está vindo e vai tomar todos os cantos da terra?

Legal, pude ver toda a cena em Dol Guldur com o Gandalf e Sauron que perdi por conta da minha ida ao banheiro e tirei a dúvida de como o Bombur reapareceu em outro barril.