19.6.14

O HOMEM DUPLICADO


Mais um filme bem atrasadão, sua primeira exibição foi em 2013. Já existe um dvd e um blu lá fora (se eu encontrar, compro na hora). Mas por que tanta demora para estrear? Se o filme recebeu algumas criticas ruins, a culpa é do pessoal que não entendeu (ou detestou) o final e se sentiu enganado. Ok, o final é insano, mas eu adorei, e não vou condenar o restante do filme. Denis Villeneuve já dirigiu filmes legais como ''os suspeitos'' (aquele do Jake com o Jackman) e ''incêndios'', e Jake Gyll-o parece estar num novo ''Donnie Darko''. Quem sabe, talvez o filme se torne cult algum dia.


 - Ei, tira essa minha mão de mim.


Adam Bell é um pacato professor de História. Ele dá aulas durante o dia, tem um encontro sexual com a namorada durante a noite e ... é só isso. Num belo dia, ele resolve quebrar a rotina e aluga um dvd. No meio do filme ele vê um figurante que é muito parecido com ele. Adam pega o nome do ator nos créditos do filme e o joga no google. Ele descobre outros filmes onde o tal ator aparece e fica cada vez mais obcecado. Aí encontra o nome da agência onde o cara trabalha e vai até lá, no final da investigação, descobre o endereço do ator. Seu nome é Anthony Claire, e ele mora com a esposa. Marcar um encontro é algo complicado, o que Adam vai dizer? Mas por que tanto drama? O filme não pode apenas dizer que eles são tipo irmãos gêmeos separados no nascimento? Isso seria óbvio demais, o filme quer te deixar bem confuso. Aí você fica esperando por uma boa explicação lá no final. Mas, você vai sair do cinema com a boca aberta e com vários pontos de interrogação flutuando sobre a sua cabeça. É um final sem pé nem cabeça (na verdade, o final tem vários pés...). Destaque para a trilha musical, ela cria um climão de suspense durante o filme todo, mesmo quando não tá acontecendo nada de mais na tela.











VEJA TAMBÉM: Quero ser John Malkovich, Cisne Negro, Amnésia, Donnie Darko, Psicopata americano.

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: enemy
ANO: 2013
PAÍSES: canadá e espanha
DURAÇÃO: 90 min
DIRETOR: Denis Villeneuve
ELENCO: Jake Gyllenhaal, Jake Gyllenhaal, Mélanie Laurent, Sarah Gadon e Isabella Rossellini
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: dia 19 de junho

Liliane Coelho disse...

Td que li sobre o filme é que ele tem um climão de suspense ótimo, é bem dirigido e Jake tbm estar bem, mas nem todo mundo aceita o final.

Anônimo disse...

E você entendeu o final?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

eu acho que, pra entender 100% daquele final, é preciso fazer parte daquele misterioso grupo, eles devem ter todas as respostas