4.8.14

chp apresenta



X-MEN
EDIÇÃO ESPECIAL

Todo colecionador tem dois grandes arqui inimigos, a falta de espaço e a falta de grana. Eu comecei a colecionar as HQs da Marvel Comics pelos X-men, depois fui atrás do Homem Aranha e quando vi já estava comprando praticamente todas as revistas mensais da editora, do Demolidor ao Hulk, dos Vingadores ao Quarteto Fantástico. Eu estava com falta de espaço e estava devendo uma fortuna na banca de jornais. Os X-men eram os meus heróis favoritos, mas foi por causa deles que resolvi dar um basta na coleção. Alguns personagens clássicos morriam, ganhavam um funeral numa edição especial, todo mundo chorava e eu também, e, algum tempo depois, voltavam dos mortos com uma explicação bem idiota. Não dava mais, estavam me fazendo de bobo.
Então, nada de gibis novos. O que está rolando no universo mutante atualmente? Eu não sei. E ainda assim vou fazer uma edição especial? Bem, resolvi fazer algo do tipo ''como tudo começou'', pela origem dos heróis e avançar quase 50 anos. Se você está começando sua coleção agora, deve estar cheio de perguntas. O que é a Força Fênix? De onde vieram o Cable e o Bishop? Vou tentar ajudar.
Mas estamos falando de um super grupo, com várias sub divisões, com dezenas de membros e que está sempre mudando. Não dá pra fazer uma edição especial com cada mísero mutante que já passou pela escola Xavier. Então, eu vou falar da turma original, da segunda turma e de outros personagens que se tornaram bem populares.



MAS POR ONDE ANDA ESSE MUTANTE?
Sentiu falta de alguém? Sentiu falta de uma saga ou mini série? Vou tentar simplificar. Vou mencionar a Lasca quando estiver contando a história do Bishop. Vou mencionar a Sina quando estiver falando sobre a Mística, e por aí vai. Você será avisado, tente não ficar perdido, é gente demais e muita água sob a ponte.
E O QUE ACONTECEU DEPOIS?
Quando você passa décadas lendo HQs, você nota alguns furos que a própria Marvel deixou passar. Sempre que uma saga, ou ''arco de história'' (como está sendo chamado agora), termina, eles mudam os desenhistas e os escritores. E, aparentemente, os escritores nunca conversam entre si (tipo assim, o fator de cura impede que o Wolvi fique bêbado. Mas eu já vi o cara de porre certa vez). Aqui você vai encontrar alguns furos e ideias que foram abandonadas. E outras que merecem o devido esquecimento.



A ORIGEM

Os X-men surgiram em setembro de 1963 em sua própria revista. Alguns dizem que Stan Lee estava numa fase pouco criativa. Ele precisava de uma desculpa para dar super poderes aos personagens e não conseguia pensar em nada. Em 1962, Hulk, radiação gama. No mesmo ano, Homem Aranha, aranha radioativa. O que fazer com os x-men? Então ele pensou, e se eles já nascessem com os poderes? E assim ele criou os mutantes. A causa da mutação? Não importa. Logo de cara eles enfrentaram o vilão Magneto que tinha planos diferentes para a raça mutante. Até o surgimento dos robôs Sentinelas, as brigas aconteciam entre os mutantes, e os humanos apenas ficavam no meio do fogo cruzado. Os Sentinelas foram criados por um humano que temia os mutantes e que queria acabar com eles, e aí surgiu a ''ameaça mutante'' na mídia. Mas foi o roteirista Chris Claremont quem pegou pesado com esse lance de preconceito e criou sagas incríveis com os mutantes. E como eu sou fã do cara, você vai ver muito Claremont por aqui hoje.




MUTATIS MUTANDIS

Os mutantes existem por causa do gene X, normalmente é herdado do pai, e esse gene é a causa dos poderes que surgem no início da adolescência. Alguns mutantes já nascem com poderes ou com deformações. O gene é bastante criativo, são poucos os mutantes nas HQs que apresentam poderes semelhantes (Magneto e Polaris, Banshee e Siryn, Lupina e Feral, Wolverine e Dentes de Sabre...). Mas o gene X também preza sua herança, no caso de mutantes que são irmãos, como Ciclope e Destrutor, os poderes de um irmão não afetam o outro (Ciclope é imune às rajadas de plasma do irmão, assim como Destrutor não é afetado pelas rajadas óticas de Ciclope). Para alguns, o homo sapiens superior (como Magneto prefere chamar os mutantes) é o próximo passo da evolução humana, e eles devem conquistar o planeta. Mas deve-se levar em consideração que pais mutantes podem gerar um filho não mutante também. Desde sempre foi possível associar os mutantes da Marvel aos grupos de ''minoria'' em nosso universo. Os mutantes são vítimas de preconceito, sofrem agressões nas ruas e nas escolas, são perseguidos por grupos religiosos e também por governos que temem ou desejam seus poderes. Em Genosha, mutantes foram transformados em escravos (ver sagas memoráveis).
Na Marvel ainda existem mutantes negros e homossexuais, e a vida deles não é nada fácil. Ora, os x-men têm muito para ensinar sobre tolerância e tal mas, certa vez, Wolverine usou a palavra heterossexual numa história e a editora Abril traduziu straight como normal (eu sei disso porque eu também colecionava as revistas importadas em inglês). Normal?? Ou você é gay ou você é normal?? Eu mandei uma carta irada para editora na época mas não obtive resposta.
Recentemente, nas HQs, surgiu um negócio chamado ''mutação secundária'', e alguns mutantes ganharam um segundo ou terceiro super poder.




PROFESSOR X
(CHARLES FRANCIS XAVIER)

 Ainda no útero de sua mãe, Charles teve que enfrentar um parasita que havia tomado o corpo de sua irmã gêmea, ela foi destruída, mas voltaria anos depois como Cassandra Nova, uma predadora de mutantes (ver sagas memoráveis). Charles nasceu mutante, é o maior telepata do mundo. No início se dizia que a mutação fora provocada por radiação, seu pai, Brian Xavier, era um cientista. Aí depois inventaram o vilão Apocalipse e os X-eternos (humanos mais velhos que os dinossauros, fala sério...) e Xavier deixou de ser o ''primeiro mutante do mundo'' nas HQs. Seu pai morreu num acidente provocado por Kurt Marko, o cara só queria se casar com a mãe de Charles e botar a mão em sua fortuna. Com ele veio o filho Cain Marko, que abusava de Charles. Kurt costumava bater na mãe de Charles e também maltratava os garotos. Que família feliz.
Após a morte de Kurt, num acidente provocado por Cain, Charles passou alguns anos ao lado do insuportável irmão e foi pra guerra da Coreia com ele. Eles se separaram e Cain se tornou o Fanático ao pegar a pedra de Cyttorak numa caverna, antes do desabamento (ver vilões). Para Charles, o meio irmão estava morto. Xavier viajou pelo mundo, conheceu Moira, sua primeira namorada (que depois se casaria com outro homem e ganharia um prêmio Nobel por pesquisas relacionadas à genética mutante), e no Cairo esbarrou na jovem Ororo (ver Tempestade), e foi aí que ele encontrou seu primeiro mutante, o Rei das Sombras (também traduzido para ''mestre das sombras''). Xavier o derrotou e o prendeu no plano psíquico (o lugar para onde vão os telepatas). 
Em seguida, ele conheceu Eric Magnus (ver Magneto) em Israel e eles se tornaram grandes amigos. E também conheceu Gabrielle Haller (com quem teria um filho, o mutante Legião, ver sagas memoráveis). No Tibete, ele enfrentou um alienígena chamado Lúcifer e suas pernas foram esmagadas por uma rocha. No hospital, ele conheceu sua terceira namorada, a enfermeira mutante Amelia Voght. Juntos, eles tiveram a ideia de criar o Instituto Xavier para jovens super dotados e o rastreador de mutantes chamado Cérebro. O namoro não terminou muito bem, Amelia se tornaria mais tarde uma das acólitas de Magneto. E Charles começou a recrutar seus primeiros x-men. Eles seriam treinados para proteger os humanos de mutantes malignos. Esse é o famoso sonho de Xavier, uma coexistência pacífica entre humanos e mutantes.



A escola se localiza no número 1407 da rua Graymalkin Lane, em Salem Center, Nova York, no condado de Westchester, 64 km ao norte de Manhattan. No subterrâneo se encontra o hangar do Pássaro Negro e uma sala de treinamento, a Sala de Perigo, também chamada de Sala de Guerra.
Charles ainda se casaria com a alienígena Lilandra, a majestrix do império Shiar, e voltaria a andar. Na verdade, ele já voltou a andar, perdeu as pernas novamente pro Rei das Sombras, foi clonado, morreu (só que não), voltou a andar, perdeu os poderes e as pernas novamente, foi morar no espaço, se transformou no monstro Massacre, foi curado, morreu (só que não) e voltou a andar, não necessariamente nesta ordem.
Charles tem seus contatos no governo. Valerie Cooper, que cuida de assuntos relacionados a mutantes, e o agente Duncan do FBI.
Quando o vi pela última vez ele ... foi curado e voltou a andar.
Fiquei sabendo que ... parece que ele foi morto pelo Ciclope (!?!) e não voltou dos mortos até o momento.



CICLOPE
(SCOTT SUMMERS)

Meu x-man favorito. Scott foi descoberto pelo Sr Sinistro (ver vilões) quando ainda era muito novinho. O vilão tinha um grande interesse nos genes do garoto. Durante um passeio de avião, a família Summers (o pai, a mãe, Scott e seu irmãozinho Alex) foi abduzida por aliens e o sr Christopher Summers (ou, a esposa dele em outras versões da história) conseguiu colocar um paraquedas nos filhos e os atirou para fora do avião, mas o paraquedas pegou fogo. Christopher imaginou que seus filhos haviam morrido e sua esposa foi morta pelos aliens, na sua frente, logo em seguida. Ele cruzou a galáxia desde então, e se tornou o pirata espacial Corsário. Só reencontrou o filho durante a saga da Fênix (ver sagas memoráveis).
Scott e Alex sobreviveram à queda e foram parar num orfanato (administrado pelo Sr Sinistro), Alex foi adotado primeiro e Scott foi adotado por um bandido que forçava o rapaz a cometer crimes. Foi aí que ele foi salvo pelo professor X e se tornou o primeiro X-men. Scott dispara rajadas óticas que ele não consegue controlar sem um visor, ou óculos, com lentes de quartzo rubi. Suas rajadas têm uma pressão de várias toneladas, não são rajadas de calor. Nos X-men, ele ganhou o apelido de Magrão.
Namorou a Garota Marvel até que ela morreu e depois se casou com um clone dela que apareceu do nada. Com esse clone, Scott teve um filho, Nathan (ver Cable), e quando Jean voltou dos mortos, ele abandonou Madelyne Pryor. Para salvar Nathan da infestação do vírus tecnorgânico do Apocalipse, Scott o entregou para uma estranha mulher que o levou para o futuro. Mais tarde, se descobriu que o mutante Cable (líder dos Novos Mutantes, ver uma grande família) era Nathan, já adulto, e de volta ao presente, e estava muito mais velho que o pai.
Scott se casou com Jean e passou a lua de mel no futuro, ele e a esposa foram raptados por Rachel (sua filha de outro futuro, ver dias de um futuro do passado) e, habitando outros corpos, ele e Jean criaram Nathan desde bebê por uns dez anos.
Quando o vi pela última vez ele ... Scott e o Apocalipse se fundiram num único ser e ele foi salvo por Jean e por Cable. Seu casamento estava passando por uma fase complicada, ele teve um ''caso psíquico'' com Emma Frost (fizeram sexo dentro da mente dele).
Fiquei sabendo que ... parece que o casamento dele com Jean acabou. Scott ganhou mais um irmão, retirado do útero de sua mãe já morta durante a abdução da família Summers (mas ele já morreu). Ciclope se tornou malvado e matou o professor Xavier, prefiro nem saber...



FÊNIX
(JEAN GREY)

Outra personagem que eu adoro. Jean Grey pode mover objetos com a mente (usando o poder em si mesma ela consegue voar), entrou para os X-men e ganhou o codi nome de Garota Marvel. Mais tarde, desenvolveu também telepatia, se tornou a maior telepata do mundo, perdendo apenas para o professor X.
Após uma aventura na órbita da Terra (ver saga da Fênix, para maiores explicações) Jean foi ''possuída'' pela Força Fênix. Quando a Fênix se tornou uma ameaça para a galáxia, Jean se matou.
O sr Sinistro queria muito botar as mãos num filho de Jean e de Scott, então ele criou um clone de Jean, Madelyne Pryor, que teve seu crescimento acelerado até a idade certa e a soltou no mundo para ser encontrada pelos x-men. Scott se casou com ela e Nathan Christopher Summers, o futuro Cable, nasceu.
A verdadeira Jean foi encontrada num casulo no fundo do mar, vários anos depois, pelo Quarteto Fantástico. A Fênix a deixou ali antes de fazer uma cópia dela e sair do mar. Quando Madelyne Pryor se tornou malvada e morreu (só que não), Jean ficou com suas memórias.
Anos depois, descobrimos que a força Fênix estava habitando o corpo de Jean. Ela mudou seu codi nome para Fênix e provou que podia controlar o poder.
Várias vezes chegou pertinho assim de namorar o Wolverine, que nunca desistiu dela.
Fiquei sabendo que ... Jean fundou sua própria escola para mutantes, ou tomou a escola do falecido professor Xavier, sei lá.



ANJO
(WARREN WORTHINGTON III)

Assim como os outros garotos do grupo, Warren também se apaixonou por Jean Grey no dia em que ela chegou na escola Xavier. E ele foi apaixonado por ela durante um bom tempo. Warren vem de uma família rica, mas raramente a gente vê o cara trabalhando em sua empresa. Ele tem duas enormes asas brancas e é bastante ágil nas acrobacias aéreas. Quando suas asas surgiram, ele as escondeu sob a roupa e deixou a academia militar, dividir o chuveiro com os outros rapazes se tornou impossível. Nem mesmo seus pais sabiam que Warren era um mutante. Ele saiu do armário contra sua vontade quando a namorada repórter do Fera abriu a boca na televisão. Durante a saga ''massacre de mutantes'' (ver sagas memoráveis) ele foi ferido e pregado nas paredes do esgoto. Warren foi salvo pelo Thor (ele mesmo), mas suas asas tiveram que ser amputadas. Deprimido, ele tentou se matar e foi ''salvo'' pelo vilão Apocalipse, que o transformou em seu novo cavaleiro, a Morte.
Com asas metálicas e pele azul, Warren se tornou o Arcanjo. Ao recuperar sua memória, ele voltou para o lado dos mocinhos. Começou a namorar Psylocke e a salvou da morte quando ela foi atacada pelo Dentes de Sabre (ver Psylocke) e depois passou por uma mutação. Suas asas originais, com penas, ressurgiram. A história nos mostra que essa mutação, por alguma razão, era esperada pelo Apocalipse, mas esse arco de história foi esquecido.
Fiquei sabendo que ... sua mente foi completamente apagada e agora ele é outra pessoa.




HOMEM DE GELO
(ROBERT DRAKE)

No começo, Bob era um boneco de neve com botas. Depois de algumas poucas edições, mudou seu visual, Bob se tornou um homem de gelo, ainda com botas. Ele era o membro mais novo do grupo e o mais brincalhão, sempre atirando bolas de neve nos amigos. Nunca teve muita sorte em suas conquistas (uma ou outra namorada humana talvez), foi apaixonado por Jean Grey (que escolheu o Ciclope), por Polaris (que escolheu o irmão do Ciclope) e, rapidamente, por Vampira, enquanto ela meio que namorava o Gambit.
Ele foi sequestrado pelo deus Loki (o irmão de Thor), que ampliou seus poderes. O frio intenso atraiu os gigantes de gelo e o plano de Loki fracassou. Quando voltou para a Terra, Bobby teve que usar um cinto especial para manter os poderes sob controle.
Seu pai era muito preconceituoso, não aceitava o filho mutante. Mas o velho mudou de opinião, defendeu o filhão, e acabou sendo atacado por Graydon Creed (ver Dentes de Sabre) e quase morreu. Quando o corpo de Bobby foi possuído por Emma Frost, ela usou os poderes do rapaz ao máximo, fazendo coisas que Drake não sabia que podia fazer. Ele tentou expandir seus poderes depois disso, mas esse arco de história também foi abandonado.
Quando o vi pela última vez ele ... assim como todos os outros X-men, Bobby aderiu à moda motoqueiro, e ficou lindão de preto, copiando o filme de 2000. Aí forçou a barra, antes ele estava sempre de sunga, e agora, todo vestido, as calças, a jaqueta e até os óculos escuros mudam para o azul gelo quando ele se transforma.
Fiquei sabendo que ... acho que ele ganhou uma mutação secundária e sei que ele começou a namorar a Mística, ou algo parecido.



FERA
(HENRY McCoy)

Na escola, ele era fera nos esportes, mas escondia o fato de ser um fera nos estudos também. Nasceu mutante porque seu pai (que trabalhava numa usina nuclear) foi exposto a uma intensa dose de radiação. Ele nasceu com pés e mãos enormes. Ph D. em genética, Hank deixou os x-men antes da segunda formação do grupo e tentou descobrir mais sobre o gene x. Estudou um hormônio mutante, no qual entrou em contato, e sua mutação passou por uma evolução. E assim, ganhou uma forma animalesca, com um pelo cinza, que depois passou para azul.
Usava um indutor de imagens para parecer normal (ver Noturno) e até conseguiu voltar ao normal algumas vezes. Mas a nova aparência se tornou permanente em pouco tempo. Foi o primeiro X-men a fazer parte dos Vingadores e encontrou a cura para o vírus Legado (ver Cable). Tem uma namorada de looonga data chamada Trish Tilby, ela é uma repórter que, várias vezes, deu com a língua nos dentes para se tornar famosa, contando ao mundo que Warren Worthington era um x-man e também revelando que a dra Moira MacTaggert, apesar de ser humana, havia sido infectada pelo vírus Legado.
Quando o vi pela última vez ele ... Hank sofreu uma mutação secundária e ganhou uma aparência felina. Com dedos fofinhos, ficou difícil para ele fazer experiências delicadas em seu laboratório. Ficou deprimido e começou a achar que é gay.



A NOVA TURMA

Warren foi o primeiro x-men a deixar o grupo, mas foi por pouco tempo. No lugar dele entrou o humano Mímico, que podia copiar os poderes de super humanos e de mutantes. Mas como o cara só arrumava encrenca, foi convidado a deixar o grupo e se tornou um vilão relutante
Num belo dia, a família aumentou. Surgiu Alex Summers, o irmão de Scott. Alex, o Destrutor, pode disparar rajadas de plasma e precisa de um uniforme especial (criado por Larry Trask) para conter seu poder. Ele passou pelo portal do destino e se tornou um magistrado em Genosha (ver sagas memoráveis) e também já foi parar em outra dimensão dando origem à uma revista própria (Mutante X, que não durou muito). Teve um longo namoro com Polaris (depois que ela deixou o Homem de Gelo) e também namorou Madelyne Pryor. Lorna Dane, a Polaris, tem os mesmos poderes que o vilão Magneto. Por conta disso, acreditou-se que ela poderia ser filha do cara. As HQs negaram isso durante 40 anos, e agora, parece que é mesmo verdade...
Os x-men ficaram reduzidos a seis membros (Ciclope, Garota Marvel, Homem de Gelo, Anjo, Destrutor e Polaris) quando o Fera foi parar nos Vingadores. As vendas da revista estavam caindo e algo precisava ser feito.



A SEGUNDA GÊNESE 

Em 1975, os x-men foram capturados por um misterioso ser, apenas o Ciclope se salvou. E aí o professor X começou a procurar por novos mutantes, ele queria formar uma nova equipe, que seria liderada pelo Ciclope, para salvar a velha equipe. Na Irlanda, ele encontrou Sean Cassidy, o Banshee, com a habilidade de voo e com um grito super sônico (sua filha, Theresa, que tem o mesmo poder do pai, fez parte da x-force, outro x-grupo). Banshee (que já havia aparecido nas HQs antes da ''segunda gênese'') se tornou um dos professores do grupo Geração X (ao lado de Emma Frost), namorou a dra Moira MacTaggert (que atualmente está morta) e acho que, atualmente, ele também tá morto.
No Japão, o professor encontrou o mutante Solaris, que não ficou no grupo por muito tempo. E nos Estados Unidos, ele recrutou o índio John Proudstar, o Pássaro Trovejante. Incapaz de seguir ordens, o cara morreu na missão seguinte. Algum tempo depois, seu irmão, o Apache, apareceu e culpou os x-men pela morte de John, ele queria vingança. Mas depois passou para o lado dos mocinhos, entrando na x-force de Cable. Os outros mutantes recrutados pelo professor foram: Wolverine (do Canadá), Tempestade (do Quênia), Colossus (da União Soviética) e Noturno (da Alemanha).



WOLVERINE
(LOGAN, JAMES HOWLETT)

Ele nasceu no final do século XIX, no Canadá, como James Howlett, essa sua origem só foi contada em 2001. O personagem já tinha 27 anos e havia tanta coisa maluca, tantos mistérios sobre sua vida, que a tal da ''origem'' se concentrou apenas em seus primeiros anos (pra facilitar a nossa vida). Desde o início esteve envolvido com Victor Creed, o Dentes de Sabre, ambos possuem o mesmo poder mutante, um fator de cura acelerado e sentidos apurados (e James ainda tem seis garras de osso que se projetam para fora das mãos).
Num momento, eles são inimigos, no outro são amigos, se alistaram juntos em algumas guerras. James, adotando agora o nome de Logan (nome de seu verdadeiro pai, segundo a mini série ''origem''), esteve presente na guerra civil espanhola entre 1936 (ano em que ele conheceu a mutante Mística) e 1939 e também na Segunda Guerra Mundial, em 1941 ele conheceu o Capitão América.
Passou pelo Japão (onde arrumou uma filha adotiva) e pela Rússia. De volta ao Canadá, tentou levar uma vida normal ao lado da índia Raposa Prateada, mas ela foi morta pelo Dentes de Sabre. Em algum momento nas décadas seguintes, Logan foi sequestrado e foi parar no Experimento X. Cientistas misteriosos revestiram seus ossos com adamantium, o metal mais forte do universo Marvel, na tentativa de criar uma verdadeira arma de guerra (ver Arma X) e assim muitas de suas memórias foram apagadas. Logan fugiu do local, depois de matar todo mundo e viveu nas florestas do Canadá como um animal por algum tempo. Foi salvo por dois membros do Departamento H e entrou para a Tropa Alfa, o grupo mutante do Canadá. Em uma das missões, ele enfrentou um viajante do tempo e conheceu Cable. Depois foi a vez de enfrentar o incrível Hulk em sua estreia nas HQs em 1974.



Mais tarde, foi recrutado pelo professor X e entrou para os X-men (mais um recém chegado que se apaixonou pela Jean logo de cara). No Japão, Logan se casou com Lady Mariko, a prima do Samurai de Prata. O casamento acabou no altar (nem queira saber como ela morreu, credo), quando os x-men foram dados como mortos em Dallas, Logan assumiu a identidade de Caolho e foi para Madripoor, em Cingapura, enfrentar a Madame Víbora (com quem teria um casamento secreto depois).
Na base secreta dos x-men na Austrália, Logan foi pego pelos Carniceiros, que estavam tentando recuperar sua base, e foi crucificado num X. Ele foi salvo por Jubileu, que se tornou sua parceira.
E aí chegamos nos malditos implantes de memória, a pior fase do cara. No programa Arma X muitas memórias de Logan foram apagadas, alteradas e novas foram criadas. Raposa Prateada? Implante de memória, ou não. Abandonado pelo pai e criado por carcajus na floresta? Implantes, implantes e implantes. A gente não sabia mais o que era real e nem ele. No final de uma aventura, Nick Fury disse que fez um exame de sangue e descobriu que Logan e Victor não eram parentes (Dentes de Sabre passou a história toda chamando Logan de ''filho''). Mas a mini série ''Origem'' ''sugere'' que eles são irmãos !!! Quando algo do tipo acontece, você bota a culpa nos malditos implantes de memória e deixa quieto.



Logan teve o adamantium arrancado de seu corpo por Magneto e começou a perder sua humanidade (o mesmo efeito causado pelos implantes de adamantium após o experimento X). Após um tempo, num modo bestial e só com as garras de osso, um skull (um alien que muda de forma) tomou o seu lugar nos x-men, enquanto esteve nas mãos de Apocalipse, que o transformou no Cavaleiro da Morte. E Apocalipse ainda lhe devolveu o adamantium.
Logan tem sua própria coleção de arqui inimigos, como a Lady Letal e Elsie Dee (essa era legal), e de companheiros de aventuras, como Maverick, Viúva Negra (que ele conhece desde pequena) e Elektra.
Quando o vi pela última vez ... ele ainda era o melhor naquilo que fazia e o que ele fazia não era nada bonito.
Fiquei sabendo que ... ganhou um clone mulher e um filho bissexual que o odeia, acho que ele matou o garoto recentemente.



COLOSSUS
(PIOTR NIKOLIEVITCH)

Piotr “Peter” Nikolievitch Rasputin é um rapaz russo que tem o poder mutante de revestir seu corpo com aço orgânico super resistente. Ele tem um irmão do mal, Mikhail, que já foi cosmonauta e foi dado como morto (2x), e depois voltou e virou mais um vilão na galeria dos x-men. E uma irmã chamada Illyana que é a maior novela. A garota foi sequestrada inúmeras vezes, foi parar no limbo, voltou de lá quase adulta, aprendeu magia negra e passou a se chamar Magia, voltou a ser criança, foi infectada pelo vírus Legado (ver Cable) e morreu (isso foi um resumo daqueles).
Nos x-men, Peter e Wolverine criaram o ''arremesso especial'', é quando Logan pula na mão de Peter e é arremessado, com as garras para fora, na direção do inimigo. Colossus perdeu a virgindade na Terra Selvagem, e a mulher que se deitou com ele ficou grávida (um arco de história que foi abandonado). Quando entrou no Excalibur (um outro x-grupo) teve que matar o filho da doutora Moira MacTaggert. Proteus era um mutante muito perigoso e precisava ser detido. Durante o Massacre de mutantes (ver sagas memoráveis), Peter se viu obrigado a matar o carrasco Maré Selvagem, e se sentiu muito mal por ter feito isso. Mas como os Carrascos eram clones que o sr Sinistro estava sempre recriando, Maré Selvagem voltou a dar as caras algum tempo depois.
No Excalibur, Peter declarou seu amor a Kitty Pryde e, de volta aos x-men, viu sua irmã Illyana morrer por conta do vírus Legado. No funeral da irmã, Magneto apareceu e Peter se uniu a ele, foi ele quem cuidou de Magneto quando a mente do vilão foi apagada pelo professor X. Quando o Fera descobriu a cura para o vírus Legado, Peter a injetou em si mesmo para que ela se espalhasse pelo mundo logo em seguida, e isso lhe custou a vida.
Quando o vi pela última vez ele ... a morte de Peter foi uma das HQs mais emocionantes que já li.
Fiquei sabendo que ... um escritor disse numa entrevista que traria o Colossus de volta em breve. Não sei como foi e nem quero saber. Fiquei tão revoltado com isso que parei com a coleção. Se ninguém fica morto ... então por que eles matam?



NOTURNO
(KURT WAGNER)

Durante um tempo, Raven Darkhölme (a vilã Mística) foi casada com um barão alemão chamado Christian Wagner. Ele não conseguia engravidar a esposa, então ela teve um caso com o demônio Azazel. Kurt nasceu com a pele azul, olhos amarelos, três dedos em cada mão e dois em cada pé, e também com um rabo. Mística matou o marido e fugiu, mas foi perseguida pelo povo local e quase foi linchada. Durante a fuga, ela jogou o bebê num rio. Ele foi salvo por ciganos que o adotaram. Por conta de suas habilidades acrobáticas, Kurt trabalhou num circo, ele também tem a capacidade de se teleportar a curtas distâncias, deixando para trás uma fumaça com cheiro de enxofre. Quando voltou para seu antigo vilarejo, foi confundido com o diabo e perseguido pelo povo. Nesse momento foi salvo pelo professor X que o levou para a América. Kurt é o x-men que mais usa a tecnologia do indutor de imagens para esconder sua verdadeira aparência. Teve um caso com sua irmã de criação na época do circo e matou acidentalmente seu irmão de criação. Isso fez com que sua mãe adotiva, a feiticeira Margali, se voltasse contra os x-men algum tempo depois. Entrou para o grupo Excalibur (ficou lá até a turma se separar) e depois voltou para os x-men.
Quando o vi pela última vez ele ... depois de encontrar um cara com poderes cósmicos, Kurt ficou religiosamente abalado. Alguns anos depois, e várias quase-namoradas depois, essa ponta solta foi amarrada e Kurt começou a estudar para virar padre.
Fiquei sabendo que ... ele morreu !?!




TEMPESTADE
(ORORO MUNROE)

Ororo é descendente de feiticeiras africanas, mas nasceu em Nova York, quando tinha apenas seis meses sua família se mudou para o Egito. Ela tinha cinco anos quando o país foi atacado por Israel e seus pais morreram. Ela foi encontrada entre os destroços de sua casa agarrada ao corpo de sua mãe (é daí que vem sua claustrofobia). Ela passou a viver nas ruas do Cairo, assaltando turistas. Roubou a carteira do Professor Xavier quando ele passou pela cidade (Xavier estava atrás do vilão Rei das Sombras).
Aos 12, seu poder de controlar o clima se manifestou e ela foi adorada como uma deusa no Quênia (ela fazia chover nas plantações), onde Xavier a encontrou e a recrutou para salvar os X-men originais. No grupo, ela teve um caso com o mutante Forge, e com o Wolverine num futuro alternativo. Se tornou a líder dos morlocks (mutantes deformados demais para viverem na superfície entre os humanos, e por isso viviam nos esgotos de NY) após derrotar Calisto, mas não cumpriu seu papel muito bem. Os morlocks foram massacrados (ver sagas memoráveis) enquanto ela era líder dos X-men (com seu famoso penteado moicano).
Manteve um namoro a distância com o Pantera Negra (dos Vingadores) e já foi sequestrada por vilões que queriam casar com ela, como Thanos, Mikhail Rasputin (o irmão do Colossus) e Loki, o irmão de Thor (e se tornou rainha de Asgard numa história do tipo ''o que aconteceria se ..."). Quase teve um caso com Bishop (o que teria sido muito nojento, ver Bishop) e, para deter uma morlock maluca, arrancou fora o coração da menina com as mãos (e ficou deprimida por meses, sem saber que Medula ainda estava viva, ela tinha outro coração de reserva).
Fiquei sabendo que ... Tempestade se casou com o Pantera Negra e se tornou a rainha do reino de Wakanda, mas acho que eles se separaram depois, não sei.



UMA GRANDE FAMÍLIA

E então? O que nós vamos fazer com 13 x-men? Perguntou o Anjo. A nova equipe veio para ficar, mas os x-men originais resolveram ir embora, menos o Ciclope. Depois disso a turma não parou mais de crescer, Forge, Longshot (e seu filho gay que veio do futuro, Shatterstar), a cantora Cristal... e o instituto Xavier se tornou uma escola de verdade (já que muitos mutantes não poderiam estudar numa escola comum ao lado dos humanos). Os x-men originais formaram o X-factor, uma equipe do governo que ''caçava'' mutantes, ninguém sabia que eles eram mutantes e assim o povo confiava no X-factor. Surgiu um grupo com mutantes mais jovens, os Novos Mutantes (que no futuro se chamaria X-Force). A dra Moira comandava o Excalibur na ilha Muir. Banshee e a ex vilã Emma Frost cuidavam da Geração X. Uma equipe do governo chamada Tropa Alfa surgiu no Canadá. E os X-men se dividiram em duas equipes, a Dourada e a Azul. E havia também uma segunda X-force que mudou de nome para X-táticos (essa deixou saudades). De lá pra cá, as HQs mutantes passaram por tantas reformulações que eu nem sei como andam as coisas hoje.



VAMPIRA

Seu nome verdadeiro nunca foi revelado, ela até tentou dizer seu nome pro Gambit certa vez mas ele não fazia questão de saber. Aí, em 2000, pintou o filme com a Anna Paquin, acabando com a graça. Pouco tempo depois, foi relevado nas HQs que seu nome é Anna Marie. Seus poderes mutantes surgiram quando ela beijou seu primeiro namorado e ele entrou em coma (uma outra versão diz que ele morreu). Se alguém tocar em sua pele, ela absorve sem querer as memórias e os poderes (no caso de outro mutante) da pessoa temporariamente. Mas uma parte continua vivendo dentro de sua mente.
Vampira fugiu de sua casa adotiva e foi encontrada e criada por Mística, se tornando uma vilã (logo, ela e Noturno são meio que irmãos). Ao enfrentar os Vingadores, ela tocou na Miss Marvel (Carol Danvers), a heroína resistiu e Vampira não conseguiu se libertar. Ela absorveu permanentemente os poderes de voo, de super força e de invulnerabilidade, de Miss Marvel, colocando Carol num coma profundo.
Uma parte da mente de Carol costumava disputar o controle pelo corpo de Vampira. Desesperada, ela pediu ajuda ao professor X e entrou para os x-men. Mas foi Magneto quem a separou de Miss Marvel. E os dois quase namoraram (antes disso, houve outra separação, temporária, quando Vampira atravessou o portal do destino) quando ela passou um tempo ao lado do vilão na Terra Selvagem. Na equipe, ela começou a namorar com o Gambit e perdeu sua virgindade quando ambos estavam sem poderes na Terra Selvagem. Aí ela descobriu a verdade sobre o passado dele e o abandonou.
Novamente juntos, ela perdeu seus poderes e deixou os x-men, para viver ao lado de Gambit. Mas recuperou sua habilidade de absorção, e não os poderes de Miss Marvel, e voltou à ativa.
Quando a vi pela última vez ela ... depois de perder o controle sobre seus poderes, ela começou a manifestar cada super poder que absorveu durante a vida e quase ficou louca. Logan a ajudou a se controlar e ela entrou para a equipe de Tempestade na procura pelos diários de Sina (ver Mística).
Fiquei sabendo que ... ela finalmente conseguiu controlar seus poderes de absorção e entrou para uma equipe derivada dos Vingadores.




GAMBIT
(REMY LeBEAU)

Quando entrou para o grupo, estava cheio de mistérios. Levou mais ou menos dez anos pra gente descobrir tudo sobre ele. Gambit (capaz de energizar objetos que se tornam então explosivos) nasceu em Nova Orleans e fazia parte de uma gangue chamada Liga de Ladrões, formada por sua família. Havia uma gangue rival chamada Liga dos Assassinos, e para promover a paz entre as duas ligas um casamento foi arranjado, entre Remy e Bella Donna Boudreaux. O irmão dela não gostou do casório, chamou Gambit pra uma briga e perdeu feio. Depois de matar o cunhado, Remy deixou a cidade.
Em Nova York, ele foi contratado pelo Sr Sinistro, ele queria acabar com os morlocks (Sinistro via os morlocks como um desperdício genético), e Gambit formou, e levou, os Carrascos até os esgotos. Quando a carnificina começou (ver Massacre de mutantes), Gambit se arrependeu de ter guiado os Carrascos e se rebelou, mas quase foi morto pelo Dentes de Sabre. Algum tempo depois, ele conheceu Tempestade (ela estava num corpo de criança, havia sido rejuvenescida pela Babá, uma robô maluca) e Remy a chamava de ''Tempestinha'' (bons tempos).
Ororo o levou aos X-men e Gambit foi aceito no grupo, logo começou a namorar (sem poder tocar) a Vampira. Formou um rápido elo telepático com Psylocke e ela descobriu tudo sobre ele, mas guardou segredo. Quando o passado foi alterado no início da Era do Apocalipse (ver sagas memoráveis) Gambit beijou Vampira antes que o presente fosse apagado. Após a saga, quando tudo voltou ao normal, ele estava em coma. Não se sabe o que Vampira viu em sua mente porque esse arco de história foi abandonado.
Ela só descobriu o envolvimento de Remy no massacre dos morlocks algum tempo depois, e o abandonou. Remy está presente no futuro de Bishop, ele é A Testemunha, a última pessoa que viu os X-men vivos antes de serem traídos por um amigo. Por isso, Bishop acreditava que Gambit era o traidor do grupo.
Fiquei sabendo que ...  se tornou um dos cavaleiros do Apocalipse.



PSYLOCKE
(ELIZABETH BRADDOCK)

Betsy entrou para os X-men num momento delicado. Foi durante a saga ''massacre de mutantes''. O instituto Xavier estava cheio de Morlocks machucados, os X-men originais trabalhavam para o governo como uma equipe ''anti mutantes'' chamada X-Factor, enquanto Magneto comandava a escola no lugar do professor Xavier. Foi nesse momento que o Dentes de Sabre apareceu e invadiu a escola.
Psylocke teve que enfrentar o cara sozinha. Assim como outros X-men, ela também atravessou o portal do destino, mas, ao sair do outro lado, se viu desmaiada no Japão. Ela foi resgatada por um vilão que, com a ajuda do Mandarim (o arqui inimigo do Homem de Ferro) e de Espiral (ex escrava de Mojo), colocou sua mente no corpo de uma assassina asiática chamada Kwannon. Enquanto Kwannon foi parar no corpo britânico de Betsy.
Foi a maior confusão, mas Kwannon, codi-nome Revanche, foi infectada pelo vírus Legado (ver Cable) e morreu. Com seus poderes telepáticos e sua adaga psíquica, a manifestação máxima de seus poderes (e o treinamento ninja de Revanche em sua mente), ela se tornou uma ótima lutadora. Mas foi estripada pelo Dentes de Sabre, que estava em reabilitação na mansão X, e após o ataque ganhou uma cicatriz atravessando um olho (mais tarde, a cicatriz passou a ser desenhada como se fosse uma tatuagem, ah esses desenhistas...). Betsy tem um irmão gêmeo mutante, Brian, o Capitão Britânia, que fazia parte do Excalibur e outro irmão chamado James Jr. O paizão, James Braddock, habitava o multiverso (longa história...). Para deter o terrível Rei das Sombras, Betsy o aprisionou e sua própria mente.
Quando a vi pela última vez, ela... estava sendo colocada num saco preto. Betsy morreu ao lutar contra um novo e bobo vilão enquanto a equipe Dourada estava procurando pelos diários de Sina. Alguns anos depois, eu soube que ela voltou dos mortos, pfff, ... saco preto ... e que fim levou o Rei das Sombras?
Fiquei sabendo que ... Revanche foi trazida de volta à vida.




LINCE NEGRA
(KITTY PRYDE)

Uma garota super inteligente, Katherine tem a habilidade de se tornar intangível. Ela pode atravessar paredes e andar no ar. Foi descoberta pelo computador Cérebro aos 13 anos (no momento em que seus poderes se manifestaram pela primeira vez) e convidada para ir até a mansão X, depois de quase ter sido raptada por Emma Frost e o Clube do Inferno (ver Emma Frost). Quando Kitty chegou na mansão, não havia ninguém para recebê-la, todos estavam no funeral de Jean Grey (ver a saga da Fênix).
Logo, ela se tornou uma x-man fenomenal, teve vários codi nomes: Ninfa, Ariel e Sprite, e morria de medo do Noturno, mas depois se tornaram grandes amigos. Foi a parceira do Wolverine em muitas aventuras, aprendendo a lutar artes marciais. Tem como animal de estimação um dragãozinho alienígena chamado Lockheed (sabe que eu não sei que fim levou esse bicho? Às vezes os escritores se esquecem dele e ele some por um bom tempo).
Após o Massacre dos morlocks ela perdeu o controle sobre seu poder e foi salva por uma invenção de Reed Richards (do Quarteto Fantástico). Fez parte do grupo Excalibur, assim como Noturno e Colossus, com quem começou a namorar, apesar da grande diferença de idade. Ela estava nos X-men há pouco tempo quando o seu ''eu'' do futuro (de 2013) tomou conta de seu corpo para tentar mudar a história (ver dias de um futuro do passado). Seu pai vivia na ilha de Genosha e morreu durante o ataque dos Sentinelas (ver a saga ''E'' de extinção).
Kitty já deixou os X-men 3 vezes, quando se juntou ao Excalibur, quando brigou com o professor X e após a morte de Colossus (ela foi até a Rússia para espalhar as cinzas do namorado e, no fim das contas, as cinzas não eram dele).
Quando a vi pela última vez ela ... Kitty deixou os X-men e foi fazer faculdade, mas não conseguiu fugir de novas aventuras.
Fiquei sabendo que ... voltou para o grupo para ficar ao lado de Peter (que não havia morrido de verdade). Kitty deu a vida para salvar o planeta de uma ameaça do espaço. Mas depois voltou dos mortos (eu disse que as HQs estavam me fazendo de bobo...)




JUBILEU
(JUBILATION LEE)

Os x-men (Tempestade, Colossus, Wolverine, Psylocke, Cristal, Longshot, Destrutor e Vampira) enfrentaram um terrível inimigo em Dallas e foram dados como mortos. Eles foram trazidos de volta por Roma, a guardiã do multiverso, que os fez passar pelo portal do destino. Eles ganharam vidas novas, mas depois de um tempo recuperaram suas memórias e decidiram continuar fingindo que estavam mortos. Eles ficaram escondidos no deserto australiano, e se teleportavam pelo mundo com a ajuda do aborígene Teleporter. As outras duas equipes, o X-factor (Ciclope, Garota Marvel, Anjo, Fera e Homem de Gelo) e os Novos Mutantes, não sabiam de nada. Durante uma dessas viagens por portais, a pequena Jubileu seguiu Tempestade e se escondeu na casa do pessoal, devorando a comida que roubava da cozinha. A garota pode criar fogos de artifício plasmáticos e deixar todos ao redor cegos por um tempinho. Como parceira mirim de Wolverine, ela viveu muitas aventuras ao seu lado, ambos resgataram Psylocke, que havia saído do portal do destino e se tornado uma ninja assassina. Em seguida, Jubileu entrou para os novos x-men e depois de um tempo foi "rebaixada" e foi parar no grupo Geração X, ao lado de outros mutantes de sua idade. Quando ficou frente a frente com o assassino de seus pais biológicos, ela descobriu como expandir seus poderes mutantes. Muitos desenhistas se esquecem que Jubileu estreou como uma garota asiática.



BISHOP
(LUCAS BISHOP)

Ele nasceu quase cem anos no futuro, talvez 60 (alguns escritores dizem ''100 anos'' e outros ''centenas de anos''). Viveu num futuro do tipo ''dias de um futuro do passado'', ele recebeu a marca M no rosto, mas se tornou livre após a ''rebelião Summers''. Entrou para a Escola Xavier, a policia daquele tempo e se tornou um caçador de mutantes marginais. Ele e sua irmã Lasca foram criados pela avó, ela não tem um nome, mas dá para notar, pela arte da HQ, que ela é a Tempestade dos X-men. Seu bisavô é o Teleporter, o aborígene que ajudou os x-men quando eles estavam escondidos na Austrália.
Certo dia, Bishop encontrou os escombros da Sala de Perigo, que pertencia aos lendários x-men, e viu uma gravação perdida de Jean Grey. Ela dizia, com partes do áudio faltando, que havia um traidor entre os x-men e que todos eles estavam mortos. Depois de trabalhar para a Testemunha (ver Gambit), Bishop foi parar no passado enquanto perseguia o bandido Trevor Fitzroy. Bastou uma sondagem telepática e o professor X o colocou entre os x-men, seus ídolos de infância.
Bishop se tornou uma verdadeira anomalia temporal ao viajar no tempo mais uma vez e presenciar o nascimento de uma nova realidade (ver A Era do Apocalipse). Ele conseguiu mudar o futuro salvando os x-men no dia da tal traição (ver a saga Massacre). Bishop pode absorver qualquer tipo de energia, disparos ou pancadas físicas, e a manda de volta para o agressor. Sua irmã Lasca, que também havia viajado até o passado e que fazia parte do X-Factor, se sacrificou para salvar o irmão.
Fiquei sabendo que ... só para criar mais confusões, Bishop e Cable estão viajando pelo tempo por alguma razão.



CABLE
(NATHAN CHRISTOPHER SUMMERS)

É complicado falar sobre Cable, é preciso encontrar um ponto de partida. O coroa veio do futuro e se tornou o líder dos Novos Mutantes (a pedido dos garotos). Depois descobrimos que o vilão Conflyto era a cara do Cable. Ele já estava entre os x-men quando o filho de Ciclope e de Madelyne Pryor nasceu, ou seja, ele mesmo! Apocalipse temia que o sr Sinistro usasse o bebê como uma arma contra ele, então infectou a criança com o vírus tecnorgânico. E nesse ponto, a gente tem que falar sobre Rachel Summers.



Ela veio do futuro, de 2013 (ver dias de um futuro do passado), é filha de Ciclope e de Jean Grey, tem até um pouco da força Fênix com ela. Rachel entrou para o Excalibur, os x-men britânicos. Para salvar seu amigo, o Capitão Britânia (irmão de Psylocke), ela trocou de lugar com ele numa anomalia temporal e foi parar dois mil anos no futuro. Essa terra do futuro era dominada pelo Apocalipse. Rachel fundou a irmandade Askani (''a família dos párias'', no idioma daquele tempo, foi o mais perto que ela conseguiu chegar de algo que soasse como ''x-men'').



Por conta do vírus tecnorgânico, o bebê Nathan estava à beira da morte. Uma mulher chamada Askani apareceu do nada e disse pro Ciclope que poderia salvar a criança. Nate foi parar no futuro, mas Rachel achou que não poderia salvá-lo. Então ela criou um clone saudável do bebê. Apocalipse ficou sabendo da criança e seu exército invadiu o templo Askani, mas eles levaram o outro bebê, o clone. Ele se tornaria Conflyto, Apocalipse queria usar o corpo do garoto, de tempos em tempos ele precisa mudar de corpo, e naquele momento, ele já era quase um cadáver ambulante.
Com suas últimas forças, Rachel trouxe Ciclope e Fênix do passado, eles estavam em lua de mel, e os colocou em novos corpos. Eles precisavam resgatar Nathan do templo, criar o garoto e ensiná-lo a manter a infestação do vírus sob controle, com seus poderes mentais (os mesmos poderes de Jean). E quando Nathan finalmente derrotasse o Apocalipse, os dois voltariam para casa, no mesmo segundo em que partiram. E assim, Nate foi criado por dois pais ''adotivos'' que ele chamava de Magro e Ruivha.
A última irmã Askani, Madame Santidade, era meio maluca. Acreditava que o ''filho de Askani'' retornaria ao templo algum dia. E ela também enviou Scott e Jean até 1859 para impedir o nascimento do sr Sinistro.
No dia 25 de dezembro de 3806, Conflyto já havia conquistado boa parte do mundo. E aí resolveu voltar ao passado, até 1983, para se vingar de Ciclope e de Jean Grey (ele acreditava ser o filho legítimo dos dois e achava que Cable era o clone). Cable, que fazia parte do Clã dos Escolhidos (os rebeldes locais), também não estava por dentro desse negócio de clone, mas seguiu Conflyto até o passado.
De volta ao presente, Cable derrotou seu clone do mal, antes que Conflyto conseguisse espalhar o vírus Legado sobre a Terra (um vírus que mata mutantes). O vírus acabou se espalhando porque Conflyto enganou o sr Sinistro, que abriu, sem saber, o cilindro que continha o vírus.
Depois que Jean e Cable conseguiram separar Ciclope e Apocalipse, Cable pegou sua psimitarra e matou a forma psíquica do vilão. E assim ele cumpriu sua mais sagrada missão.
Fiquei sabendo que ... por incrível que pareça, Apocalipse não morreu, e até o Conflyto voltou dos mortos recentemente. E há uma nova Rachel no pedaço, não sei de onde ela veio.



EMMA FROST
(EMMA GRACE FROST)

Uma telepata tão boa quanto o professor X e Jean Grey. Assim como Vampira, Emma fez sua estreia como vilã, mas isso não quer dizer que hoje ela é necessariamente boazinha. Ela veio de uma família rica e problemática, o irmão tentou se matar porque era homossexual, o pai era violento e estava traindo a mãe de Emma que, quando descobriu a traição, passou a se entupir de remédios. Ela fugiu de casa e foi parar no Clube do Inferno, uma organização de mutantes ricos e malvados (um flashback recente revelou que ela recebeu um convite do professor X para fazer parte dos x-men nessa época, mas recusou a oferta). Emma conseguiu fazer parte do Círculo Interno do Clube do Inferno, se tornando a Rainha Branca. Ao lado do Rei Negro, Sebastian Shaw, planejava dominar o mundo. Tentou recrutar Kitty Pryde, trocou de corpo com Tempestade e foi humilhada pela Fênix. Emma e seus alunos, os Satânicos, foram atacados pelos Sentinelas e ela pediu ajuda aos x-men. No final do confronto, Emma entrou num coma profundo. 
Durante o coma de Emma, Jean Grey, que havia sido dada como morta após o ataque dos Sentinelas, transferiu sua mente para o corpo da Rainha Branca. E Emma ainda conseguiu transferir sua mente para o corpo do Homem de Gelo, antes de voltar para o seu próprio corpo e despertar na mansão X (um flashback recente revelou que, durante o coma, um vilão roubou óvulos do corpo de Emma e criou 1000 clones telepatas da moça).
Na escola Xavier, ela se tornou instrutora da Geração X e depois virou professora em Genosha. Quando a ilha foi devastada pelos Sentinelas, Emma descobriu sua mutação secundária, uma pele de diamante, e voltou para os X-men.
Quando a vi pela última vez ela ... entrou na mente do Ciclope e fez sexo com ele no plano psíquico. Acho que o casamento do Scott e da Jean não sobreviveu a isso.



OS VILÕES

Eles são muitos, enquanto alguns esperam por uma nova chance de voltar, novos vilões aparecem. Mojo, o Clube do Inferno, a Falange, a Ninhada, x-babies (nem pergunte), Arcade, Rapina, Espiral, vilões que migraram de outras HQs como o Alto Evolucionário, Loki e os Skrulls. E quando os X-men se dividiram em várias equipes a coisa ficou pior, a x-force, o x-factor, a geração x ... todos os grupos tinham um conjunto de vilões exclusivos. E é por isso que eu vou abrir espaço apenas para os vilões clássicos aqui no blog.



MAGNETO
(ERIC MAGNUS LENSHERR)

O arqui inimigo dos x-men foi o primeiro vilão a dar as caras na revista. Defendendo a crença de que os mutantes deveriam herdar a Terra. Razão para tanto ódio ele tem de sobra, sofreu muito por ser mutante. O nome verdadeiro de Magneto é Max Eisenhardt (isso porque ele ganhou uma nova origem recentemente. Costumava ser Eric Magnus, desde sempre), em 1939 a família de Max foi parar na Polônia durante a invasão nazista. O garoto, judeu, e seus pais foram levados até o campo de concentração de Auschwitz. No final da guerra, ele conseguiu fugir com sua namorada Magda e eles tiveram uma filha chamada Anya. Um surto de hepatite retardou a manifestação de seu poderes mutantes. Eles surgiram quando Eric tentou salvar sua família, sua casa estava em chamas e o pessoal do vilarejo se assustou e Eric foi detido por eles. Anya morreu queimada e Eric, enlouquecido, criou um pulso magnético que matou todo mundo ao seu redor.
Aterrorizada, Magda fugiu e Eric nunca soube que ela estava grávida. Magda teve gêmeos, Pietro e Wanda. Ela deixou seus filhos com os ciganos Maximoff. Eric conheceu Xavier e eles se tornaram amigos. Quando se separaram como inimigos, Magnus fundou a Irmandade de Mutantes. Ele havia salvado a vida de Wanda (que estava sendo perseguida por humanos que a chamavam de bruxa) e assim, Wanda e Pietro entraram para a Irmandade para pagar a dívida.


Wanda tem o poder de alterar probabilidades e Pietro tem super velocidade. Quando toda a verdade veio a tona, os dois já haviam se afastado do pai e estavam nos Vingadores. Magnus construiu uma base na Terra Selvagem, uma base na órbita da Terra, o Asteroide M (duas vezes), afundou um submarino nuclear lotado de gente e o tirou do fundo do mar anos depois para roubar as ogivas nucleares, foi dado como morto mais vezes do que posso contar, virou bebê, perdeu seus poderes, sua mente foi apagada por Charles quando ele arrancou o adamantium de Wolverine, foi clonado (o tal do Joseph era um idiota), fez parte do Clube do Inferno, aprendeu a matar de uma maneira mais limpa se concentrando no ferro que temos em nossa corrente sanguínea, quase teve um caso com a Vampira (seu poder bloqueia o poder de absorção dela) e se tornou o diretor da escola Xavier enquanto o professor esteve no espaço ao lado de Lilandra (dois alunos morreram durante esse tempo, só que não).
Eric se tornou o governante de Genosha e convidou todos os mutantes do mundo para viverem em paz na ilha. Mas ela foi destruída pelos Sentinelas e 16 milhões de mutantes foram mortos, entre eles Magneto (só que não).
Quando o vi pela última vez ele ... estava em Genosha, numa cadeira de rodas, quando os Sentinelas atacaram.
Fiquei sabendo que ... ele ganhou um velório mas não morreu. Assim como todos os mutantes do mundo, perdeu seus poderes num evento chamado Dia M.



SENTINELAS

Eles surgiram logo nas primeiras edições dos x-men. Como eu já havia dito, antes dos Sentinelas, o super grupo enfrentava apenas super vilões, e os humanos, não mutantes, ficavam no fogo cruzado. Esses gigantescos robôs são a resposta da humanidade à ameaça mutante. Eles podem detectar mutantes no meio da multidão, versões mais sofisticadas, do futuro, os Nimrod, podem se adaptar aos poderes mutantes e contra atacar. Criados por Bolivar Trask, os Sentinelas se revoltaram contra os humanos em sua primeira aparição pública. Eles eram fabricados em larga escala por um Sentinela gigante chamado Molde Mestre, que considerava os humanos (mutantes ou não) tão imperfeitos que não deveriam herdar a Terra. De fato, em dois futuros alternativos bem parecidos, os Sentinelas dominaram o mundo. Trask reconheceu seu erro e se sacrificou para ajudar os x-men, e Ciclope enganou o Molde Mestre dando um fim à ameaça. 
Algum tempo depois, eles voltaram. O filho de Trask odiava mutantes (embora tenha criado um uniforme para ajudar Alex Summers a controlar seus poderes) e culpava os x-men pela morte do pai. Reviravolta daquelas, o rapaz descobriu tarde demais que ele também era um mutante. Ok, Sentinelas, sempre uma má ideia, até o governo norte americano reconhece isso, mas eles estão sempre lá, à disposição (já foram usados por Cassandra Nova e pelo Massacre, ver sagas memoráveis). Não vejo o Molde Mestre há um tempão, ele atravessou o portal do destino junto com os x-men e se transformou num ser, metade biológico, chamado Bastion, que atazanou a x-turma dez anos depois (aprox) nos gibis (na saga Tolerância Zero).



APOCALIPSE
(EN SABAH NUR)

En Sabah Nur é o primeiro mutante a surgir no mundo (esqueça os idiotas dos x-eternos, um deles disse uma vez que se lembra de quando todos os continentes estavam unidos, faça-me o favor). Nur nasceu no Egito antigo, foi abandonado para morrer no deserto ainda bebê, porque nasceu azul e feio. Ele tem poderes quase ilimitados, pode fazer muitas coisas. Seu coração foi partido e ele resolveu ser mau e conquistar o mundo. Uma estátua do deus Seth lhe disse que ele nasceu para governar (isso foi na mini série que conta a origem do Sr Sinistro. Na mini série que conta a origem do Apocalipse, vemos uma estátua de ísis falando com ele. Eu disse que os escritores nunca conversam entre si). Antes de mais nada, Nur teve que enfrentar o faraó local, um viajante do tempo que, no futuro, se tornaria Kang o conquistador. O faraó estava ocupado lidando com outros viajantes do tempo no momento, o Quarteto Fantástico. Quando todos eles partiram, Nur se apoderou da tecnologia do faraó (a Esfinge era sua máquina do tempo) e se tornou ainda mais poderoso.
Em algum momento, ele resolveu hibernar. Costuma se enfraquecer de tempos em tempos e também precisa de novos corpos para habitar. Ele acordou em 1859, arrumou um novo servo, o sr Sinistro, e voltou a dormir. Despertou no século XX, tentou conquistar o mundo com seus cavaleiros, a Morte, a Peste, a Guerra e a Fome (mutantes que ele alterou geneticamente) e foi impedido pelos x-men. Apocalipse acredita na sobrevivência do mais forte, humanos e mutantes fracos não podem habitar seu mundo.
Quando o vi pela última vez ele ... depois da saga dos Doze (um desperdício de papel) ele perdeu seu corpo e sua forma psíquica foi destruída por Cable.
Fiquei sabendo que ... ele voltou, nem quero saber como, raramente vemos ''boas'' explicações pra esse tipo de coisa, e acho que agora ele se chama Gênese.



SENHOR SINISTRO
(NATHANIEL ESSEX)

Se baseando nas teorias de Darwin, Nathaniel Essex previu a chegada dos mutantes. Ele fazia experiências em pessoas secretamente. Foi abordado por En Sabah Nur, em 1859, que lhe deu poderes ilimitados, sério, como sr Sinistro ele pode fazer inúmeras coisas. No século seguinte, ele fez testes no professor X quando ele ainda era uma criança. Desenvolveu uma fixação estranha pela matriz genética de Scott Summers desde que ele era um bebê. Como Sinistro pode mudar de forma, ele se tornou o vizinho dos avós de Scott, só para vigiar o garoto de perto. Depois que Scott e Alex ficaram órfãos, eles foram parar num orfanato que pertencia ao sr Sinistro. Quer dizer, ele teve muitas chances para roubar o DNA do garoto, mas parece que nunca fez nada. Quando Scott se envolveu com Jean Grey, Sinistro ficou doido para botar as mãos no filho do casal. Mas como ela morreu (na saga da Fênix), Sinistro criou um clone dela. Como ele previu, o filho de Scott (Cable) nasceu mutante e super poderoso. 
Sinistro é um tipo de vilão que sempre atua nos bastidores. Está cheio de segredos e às vezes seus planos não são claros, a gente descobre que ele está, ou esteve, por trás de grandes acontecimentos, mas é só. O cara tem uma única fraqueza conhecida, ele pode ser destruído pelas rajadas óticas de Ciclope. Seu fator de cura quase não dá conta do recado quando Scott o ataca.
Fiquei sabendo que ... sua origem foi recontada e muita coisa mudou.



FANÁTICO
(CAIN MARKO)

O meio irmão de Xavier sempre foi um encrenqueiro. Na guerra da Coreia, ele entrou numa caverna e encontrou o rubi de Cyttorak (na verdade, o demônio Cyttorak estava chamando pelo professor X, ele queria tomar seu corpo) e se transformou no Fanático. Um cara imenso que, quando entra em movimento, nada pode detê-lo. Seu capacete o protege de ataques mentais e assim, todo protegido e poderoso, ele voltou pra casa alguns anos depois e tentou destruir a mansão X. Chegou a fazer parte de alguns super grupos, da Irmandade de Mutantes aos X-men, mas sempre que banca o herói seus poderes se enfraquecem (hey, Cyttorak é um demônio do mal). Por conta de seu péssimo temperamento, criou muitas confusões na mansão X nas duas vezes em que se juntou aos x-men. Ao se tornar amigo de um garotinho, ficou bonzinho e tolerável.
Fiquei sabendo que ... o pivete morreu !!! e agora Cain, depois de enfrentar até o incrível Hulk, percebeu que pode se tornar extremamente poderoso sempre que praticar atos de extrema maldade.



DENTES DE SABRE
(VICTOR CREED)

Se você levar em conta a mini série ''Origem'', Victor e Logan são irmãos. Ele era um garotinho com o apelido de ''Cão'', ou talvez Cão seja outra pessoa. Não fica claro se o Cão sobreviveu e também não há uma explicação para o seu fator de cura não estar funcionando. Quer dizer, a mini série deixou algumas perguntas no ar. Entre ''Origem'' e sua primeira aparição, não sabemos muita coisa. Na verdade, a série ''Origem'' só atrapalha. Victor era maltratado pelo pai desde pequeno, que o deixava trancado num porão como se fosse um animal (tinha um pai, uma mãe e um irmão, ''Origem'' não leva em conta nada disso). Ele conseguiu fugir depois de matar o velho, e aí, branco total. Reaparece adulto encontrando Logan e sua namorada Raposa Prateada, que ele matou. Sabemos que Creed esteve ao lado de Logan, anteriormente, em algumas guerras e também num super grupo, o projeto Arma X. E também já foi dito que ele matou seu terapeuta quando tinha apenas 9 anos (mas isso teria sido no século XX), sua linha temporal é mais bagunçada que a de Logan. E nunca foi dito nada sobre memórias específicas que foram apagadas ou alteradas. Algo foi apagado/alterado pela Arma X, mas não sabemos o quê.
Com a mutante Mística, Creed teve um filho, Graydon, um humano. O cara se tornou político e lutou até o fim para exterminar a raça mutante. Xavier acreditou que podia curar Victor de seu instinto assassino e o manteve preso na mansão X. Ele tirou Wolverine do sério e uma das garras de Logan perfurou seu cérebro. Creed levou um bom tempo para se recuperar, enganou a mutante Dinamite e massacrou Psylocke antes de fugir da mansão. Os x-men o caçaram por toda Nova York e ele morreu no final da história (só que não).
O cara voltou do nada com adamantium revestindo seus ossos. O metal foi retirado de seu corpo por Apocalipse e foi parar no corpo de Wolverine, que se tornou o novo cavaleiro da Morte.
Fiquei sabendo que ... ele morreu !!!




MÍSTICA
(RAVEN DARKHÖLME)

Por conta de seu poder mutante, de assumir a forma de outras pessoas, Raven é beeeem velha. Como Wolverine e Dentes de Sabre, ela não envelhece numa velocidade normal. Talvez tenha uns 80 ou 90 anos. Sabemos que ela se encontrou com Logan pela primeira vez em 1936. Ela e sua amiga Sina, uma mutante cega que vê o futuro, já se conheciam durante a Segunda Guerra. Raven viveu muitas vidas, como detetive ou como dona de casa. É mãe do x-men Noturno e criou a jovem Vampira. Fez parte da primeira Irmandade de Mutantes, dos x-men e do x-factor, liderado por Forge, até se tornar uma mercenária. A morte de Sina, pelas mãos do Legião (o filho de Xavier com múltiplas personalidades, todas elas do mal) foi um duro golpe para Raven. Sina, é claro, sabia que ia morrer, mas Raven nunca aceitou isso. 
Momento memorável, o último desejo de Sina era ser cremada e ela deixou uma carta explicando onde, e quando, suas cinzas deveriam ser espalhadas. E lá estava Raven, em alto mar, contando os minutos. Jogou as cinzas para o alto na hora certa, o vento mudou e elas voaram na cara da moça. Raven riu e chorou ao mesmo tempo com a última brincadeira da amiga vidente.
Fiquei sabendo que ... um caso com o Homem de Gelo, Vampira em coma, um bebê sei lá o quê, ela andou bem ocupada.



10 SAGAS E MINI SÉRIES MEMORÁVEIS




A SAGA DA FÊNIX
Depois de uma aventura no espaço, a turma estava voltando pra casa quando pintou um problema. Os controles de voo da nave estavam danificados, ela teria que pousar manualmente e uma gigantesca tempestade solar se aproximava. Jean, a Garota Marvel, absorveu telepaticamente os conhecimentos do piloto e pegou os controles. Enquanto os x-men se protegiam dos raios cósmicos num compartimento da nave, Jean usou sua telecinese para se proteger da radiação. Nesse momento, a Fênix, uma antiga entidade cósmica, passou por ali e viu o sacrifício de Jean. Quando a nave caiu no mar, a Fênix colocou o corpo de Jean numa cápsula para se regenerar. Em seguida assumiu sua forma, copiou todas as suas lembranças e emergiu das águas.



Todos acreditavam que Jean havia sido possuída, e a Fênix estava quase perdendo o controle por conta das emoções humanas, sentimentos que ela nunca havia experimentado. Lilandra, a majestrix do império Shiar veio à Terra pedir ajuda aos x-men, seu irmão havia tomado seu trono e ameaçava todo o universo com o cristal Mikraan. Durante a batalha, os x-men encontraram os Piratas Siderais, entre eles, Corsário, o pai de Ciclope.
Seduzida por Sebastian Shaw, a Fênix descobriu seu lado sombrio e se tornou a Fênix Negra. Ela destruiu a estrela Debari matando todos os habitantes de um planeta próximo (5 bilhões de criaturas inteligentes), e assim foi condenada à morte pelo Império Shiar. Para dar um fim ao conflito entre os x-men e a guarda real Shiar, Jean acionou uma arma de raios e se matou.
Consequências:
A Força Fênix se tornou um personagem fixo nas HQs e vários outros personagens entraram em contato com ela, até o professor X.




DIAS DE UM FUTURO DO PASSADO
O ano é 2013, os Sentinelas conquistaram o mundo e os mutantes estão presos em campos de concentração. Rachel Summers, a filha de Ciclope e de Jean Grey, envia para o passado a consciência de Kitty Pryde. A Kitty de 2013 passa a habitar o corpo da Kitty de 1980, e ela diz para os x-men que eles precisam evitar a morte do senador Kelly.
É o Halloween de 1980, o dia em que Mística, e a Irmandade de Mutantes, matou Kelly, o professor Xavier e Moira MacTaggert. O assassinato de Kelly desencadeia uma série de eventos que, trinta anos depois, culmina na destruição do mundo, um holocausto. Kitty consegue salvar o senador e no mesmo instante volta para 2013 (quando a história foi republicada pela editora Mythos em 2003, eles mudaram a data para 2031, mas não mexeram no 1980, ficou uma bagunça).
Consequências:
Esse futuro alternativo foi trazido de volta algum tempo depois. Em 2018, uma outra Rachel, treinada para farejar mutantes, se encontrou com o Franklin Richards (filho de Reed e de Sue, do Quarteto Fantástico) e foi jogada por ele no ano de 1986 (o rapaz é um mutante que tem o poder de alterar a realidade). Em 1986, o atual presente, ela encontrou seus pais e seu irmão Cable..



CRISE EM GENOSHA E O PROGRAMA DE EXTERMÍNIO
Genosha é uma ilha que fica perto de Madagascar. O lugar é um paraíso apenas na aparência. Em Genosha os mutantes são alterados e transformados em mutóides, escravos domesticados que servem aos humanos. Wolverine e Vampira foram capturados, quando o restante do grupo chegou eles lutaram contra as autoridades locais, os magistrados, e salvaram o dia. Mas isso deu início ao programa de extermínio. Membros dos Novos Mutantes foram capturados e a turma toda voou até a ilha para o resgate. Tempestade foi presa e transformada numa mutóide, e o Destrutor (recém saído do portal do destino) era um dos magistrados.
Consequências:
Anos depois, Magneto se tornou o líder de Genosha e reconstruiu o lugar, transformando a nação numa super potência.



''E'' DE EXTINÇÃO
A fase Grant Morrison trouxe novos e nojentos mutantes, uniformes negros copiando os filmes e uma nova vilã, Cassandra Nova. A irmã do professor X é um parasita de corpos, assim que arrumou um corpo novo, conseguiu o DNA da família Trask e ativou os Sentinelas. Genosha foi destruída. Cassandra se aventurou pelo Império Shiar, no corpo do irmão, antes de voltar pra Terra e enfrentar os x-men. Durante a saga, pra variar, o professor foi curado e voltou a andar.
Consequências:
O professor Xavier revelou na televisão que ele era um mutante.




MASSACRE DE MUTANTES
Sinistro contratou Gambit para reunir vários mutantes do mal e formar os Carrascos. Gambit os levou até os morlocks e o massacre começou. Nem Calisto, ex líder dos morlocks, nem Tempestade, a atual líder, conseguiram evitar a tragédia. A mansão X ficou cheia de mutantes seriamente feridos. Os x-men originais atuavam secretamente como o x-factor, eles tentaram salvar os morlocks mas o Anjo foi atacado pelos Carrascos e perdeu suas asas. Para o atual diretor do instituto Xavier, Magneto, esse foi um duro golpe, ele tentou ser bonzinho e muita gente morreu. Até mesmo Tempestade perdeu o controle.
Consequências:
O massacre de mutantes se tornou uma data importante no calendário, alguns x-men começaram a visitar os esgotos para acender uma vela a cada ano.



A ERA DO APOCALIPSE
Mística foi atrás de David Haller, o Legião, ele estava em coma num hospital e ela queria vingar a morte de Sina. Legião despertou com novos poderes, suas múltiplas personalidades sumiram, mas agora ele podia viajar no tempo. Para chamar a atenção do papai, o professor Xavier, David volta ao passado com a intenção de matar Magneto (numa sequência completamente desnecessária, ele assume a forma de Charles e faz sexo com sua própria mãe). Acidentalmente, David mata o próprio pai, que estava defendendo seu amigo Magnus, e isso mudou o presente.
Sem Xavier, não existem os x-men, eles desapareceram (menos o Bishop, porque ele sempre foi uma anomalia temporal) e David também foi apagado da existência. A batalha entre David e Magnus despertou o Apocalipse dez anos mais cedo, e assim, num mundo sem os x-men, o vilão conquistou o planeta.


Seja bem vindo à Era do Apocalipse. Alguns mutantes bonzinhos, como Ciclope e Destrutor, agora trabalham para o sr Sinistro. Mutantes malvados, como Dentes de Sabre, fazem parte dos x-men, liderados por Magneto e por sua esposa Vampira. Os humanos não tiveram a vez neste presente alternativo, o Quarteto Fantástico, o Homem Aranha e os Vingadores nunca chegaram a existir.
Bishop fez o possível para consertar a linha temporal e, pulando no cristal Mikraan, ele voltou até o ponto de conversão e impediu que David matasse Xavier. O presente original foi restaurado.
Consequências:
Quatro personagens da Era do Apocalipse vieram parar no universo convencional da Marvel (terra 616). O vilão Holocausto, o Homem Doce, o Fera Negro (a versão malvada de Henry McCoy,) e Nate Grey, o Cable daquela linha temporal. O Fera Negro criou uma nova geração de morlocks, a Nação Gene e se infiltrou nos x-men aprisionando o verdadeiro Fera e depois pintando seu pelo negro de azul. Nate Grey despertou acidentalmente Madelyne Pryor (ou algo parecido com ela), enfrentou Cable e algum tempo depois se sacrificou para salvar uma linha temporal.



 MASSACRE
A saga do Massacre é beeem antiga. Começou com a estreia de Bishop, ele encontrou os restos da Sala de Perigo dos x-men em seu tempo e viu uma mensagem de Jean Grey que falava sobre um traidor e sobre a morte do grupo. Mais tarde, quando Magneto arrancou o adamantium de Wolverine, o professor X contra atacou apagando a mente de Magnus. Nesse momento, uma parcela da maldade de Magneto tocou a mente de Charles e o embrião do Massacre surgiu no plano psíquico. Metade Magneto e metade Xavier, Massacre ficou em incubação num canto da mente do professor por vários anos. Aí surgiu a Era do Apocalipse, e dessa saga surgiu o Fera Negro.




Quando Massacre finalmente se tornou poderoso o bastante para assumir um corpo, ele derrubou o Fanático. Ajudou o Fera Negro a se esconder de sondagens psíquicas, caso contrário ele teria sido descoberto por Jean e por Betsy. Quando se revelou, pediu aos x-men que se juntassem a ele na conquista do mundo. Bishop alterou sua própria linha temporal ao salvar os x-men e Jean fez sua lendária transmissão, no fim das contas, o traidor que ela mencionou era o Fera.
Massacre deixou a mansão e ativou os Sentinelas (ver Mary Jane, na edição especial do Homem Aranha), ele se tornou uma ameaça global e outros heróis se juntaram à batalha. Hulk conseguiu destruir a armadura do vilão. Agora Massacre era apenas uma forma psíquica e podia ser absorvido até desaparecer, mas DNA mutante o deixaria mais forte. Por isso, os Vingadores e o Quarteto Fantástico se jogaram na fonte energética enquanto os x-men ficaram de fora. A coisa toda explodiu e a mídia passou a culpar os mutantes pelo desaparecimento de seus amados heróis.
Consequências:
Os Vingadores e o Quarteto foram parar numa outra realidade, criada sem querer pelo pequeno Franklin Richards, onde suas origens foram recontadas em novas revistas mensais. Depois de um ano, eles voltaram para a Terra 616. Massacre também estava lá, mas ele não voltou com os heróis, mais um arco de história abandonado.





ARMA X E ORIGEM
Num belo dia, Logan é sequestrado e vai parar no experimento X. A trama toda é apresentada pelo ponto de vista dos cientistas enquanto Logan agoniza no tanque de adamantium. Ele foge do local e mata todo mundo que aparece em seu caminho (duas vezes, tem uma pegadinha). Mas nada de ''implantes de memória'', a mini série Arma X se tornou tão marcante que ninguém a questiona, aquilo realmente faz parte da história do personagem.
Origem tenta contar a origem do personagem numa época bem distante para simplificar barra evitar as coisas que se contradizem na segunda metade do século XX. A trama é apresentada pelo ponto de vista de uma garotinha chamada Rose. Os desenhos de Andy Kubert receberam uma pintura digital, o visual da mini série marcou época.



FILHOS DO ÁTOMO
Outra mini série que conta uma origem. Neste caso, vemos a origem dos x-men. Numa versão mais atualizada, mas sem desrespeitar o material original. Ciclope, Homem de Gelo, Fera e Anjo são recrutados pelo professor X e vivem uma pequena aventura antes da chegada de Jean Grey. Os desenhos são limpos e bonitos, jeitão de desenho animado. Por alguma razão, o agente Duncan foi inspirado no George Clooney, fotos do ator parecem ter sido usadas como referência. 



DEUS AMA, O HOMEM MATA
Logo de cara, vemos duas crianças sendo brutalmente assassinadas por serem mutantes. A história mal começou e a Cruzada Stryker já é uma realidade. O reverendo William Stryker matou seu filho recém nascido ao ver que ele era um mutante, e depois matou a esposa para ''aliviar seu sofrimento''. Citando a bíblia o tempo todo, Stryker ataca os mutantes na mídia enquanto seu ''exército da paz'', os Purificadores, matam mutantes nas ruas, longe das câmeras. O reverendo é uma pessoa pública, os x-men não podem fazer nada contra ele, correndo o risco de sujarem ainda mais a imagem dos mutantes, mas Magneto não vai se segurar. O final é tenso e o desfecho é espetacular.




UNIVERSO ULTIMATE

A linha de revistas Ultimate pisou na bola com os x-men. Nada de origem, o grupo já está formado, apenas algumas idades e personalidades foram alteradas. Os uniformes, é claro, são pretos e justos. Enquanto os Supremos (a nova versão dos Vingadores) e o Homem Aranha viviam aventuras interessantes, os x-men começaram quase que sem rumo. A única coisa legal nessa linha foi a homossexualidade do Colossus. Chegay a ver o momento em que Peter foi pego pelo pai na cama com outro garoto. Fiquei sabendo que ele começou a namorar o Estrela Polar (até neste universo o cara é gay?). Ouvi dizer que Ciclope e Gambit estão mortos...



NA TELINHA

Os x-men ganharam um seriado animado no final dos anos 1980 que não durou muito. Tinha Ciclope, Noturno, Colossus, Wolverine, Cristal, Kitty Pride e Tempestade. Na Irmandade de Mutantes havia Magneto, Emma Frost, Fanático, Groxo, Blob e Pyro. Em 1992 surgiu um segundo seriado que durou até 1997. Era tecnicamente parecido com o anterior, mas tinha outro elenco e respeitava, e muito, as HQs. Com o sucesso dos filmes, veio ''x-men evolution'', todo mundo ficou mais jovem. Os mutantes frequentavam uma escola comum ao lado de humanos e o clima era bem tranquilo. Podia ser meio bobinho mas era legal. Em 2008 pintou o sofrível ''Wolverine e os x-men''. A mansão X sofreu um estranho ataque, Jean Grey e o professor desapareceram do mapa e Ciclope ficou muito deprimido. Tudo isso só para colocar o Wolverine como líder do grupo. Aqui no Brasil a gente se deu mal, o seriado recebeu a pior dublagem possível, só tinha amadores.




OS X-FILMES

A primeira tentativa foi o tele filme Geração X, que deveria ter dado início a um seriado de tv. Banshee e Emma Frost são os professores de Jubileu, Escalpo, Mondo, Derme, Monet e cia, alguns poderes foram alterados e alguns personagens são novos. A produção não tinha verba para efeitos especiais decentes e o vilão chato aparecia demais na tela.
O primeiro filme dos x-men trazia novos uniformes, e fazia piada com os colantes coloridos, gente conhecida, uma aventura simples e não tinha grandes pretensões. Era uma aposta meio arriscada da Fox. A gente conheceu o grupo através de Logan e de Vampira, temos a química Xavier e Magneto, Mística, e os demais ficam meio que de lado (Tempestade tentou contar uma piada sobre sapos ...). Não foi nada legal ver o Dentes de Sabre no papel de um capanga sem cérebro.
O segundo filme é o melhor capítulo da trilogia. Para evitar polêmicas, o reverendo Stryker virou um militar que se envolveu com o projeto Arma X no passado. Durante o ataque à mansão, a gente reconhece alguns mutantes famosos, como Lince Negra e Syrin e, caramba, que Colossus era aquele??? O final foi incrível, prometia a própria Fênix para o filme seguinte.
E aí o filme seguinte foi um saco, mutantes demais, muitos deles. A Fênix não era uma entidade vinda do espaço, ok, isso seria info demais para os leigos, e eles mataram o professor X e o Ciclope (pronto, já perdi o interesse pelo restante do filme). Na cena adicional vemos o professor se mudando para um novo corpo.
O primeiro filme solo do Wolvi contradiz algumas coisas que vemos na trilogia. Valeu a pena pelo gostosão do Liev Schreiber como Dentes de Sabre e pela batalha final. O Deadpool ficou devendo, e o Gambit também.
O segundo filme do Wolvi foi bem mais legalzinho, gostei. Não vou mais deixar meus hashis espetados na comida. O final alternativo mostrava o clássico uniforme dos gibis e a cena adicional trazia o professor X de volta sem maiores explicações.
''Primeira classe'' salvou a franquia que não tinha mais como seguir em frente depois do terceiro filme. Acertou em cheio ao se concentrar no triângulo Xavier Magneto e Mística. E tinha Fassbender, era tudo de bom.
''Dias de um futuro esquecido'' é o melhor filme até o momento. Está cheio de gente famosa, como ''confronto final'', mas traz uma ótima história, baseada nas HQs. E tinha um Wolverine peladão. Conseguiu unir as duas linhas temporais mas deixou algumas pontas soltas gritantes. Afinal, como foi que o professor X voltou para o seu antigo corpo?
''X-men Apocalipse'' está prometido para 2016. Bryan Singer ainda é o diretor (cruze os dedos) e Channing Tatum será o Gambit. Por conta do final de ''dias de um futuro esquecido'', a trilogia foi apagada da existência. Ciclope, Jean Grey, Vampira e os demais ainda podem voltar.

10 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

NA PRÓXIMA EDIÇÃO ESPECIAL:

1 relógio e 12 casas

Leirson disse...

Não creiioooooooo, 12 Casas!! \o/\o/
Amei esta postagem, excelente trabalho, parabéns!! Acabei de ler tudo neste instante, e muita, mas muita coisa mesmo eu não sabia sobre o universo X...
No aguardo da próxima postagem!

Jeff disse...

Uuuuufa! Terminei de ler haushaushaus. Amei, parabéns Alê, vc foi simplesmente magnífico nesse post. Só li tudo porque sei que vc é um cara empenhado no que faz. Posso afirmar que conheço todo o universo X-MEN agora??? s2

Jeff disse...

Saint Seiya será o próximo????

Anônimo disse...

Tomarei a liberdade e soltar alguns spoilers sobre os últimos acontecimentos.

Xavier for morto pelo Cyclops possuido pela força Phoenix na saga XMEn vs Avemgers.
O irmão do Scott mão morreu é o Gabriel Summers, vulgo Vulcano. O Gabriel e mais um grupo foram a segunda equipe de Xavier, antes do grupo de Wolverine/Bashee/Noturno/Colossus. O cara sobreviveu graças ao mutante Darwin que tbm fazia parte da segunda geração. O Vulcano matou o mutante Bashee.

Jean foi morta pelo Xorn que era o Magneto disfarçado.

Wolverine ele perdeu o seu fator de cura e a sua morte está prevista até o final deste ano.

Sobre o Colossus, durante a saga XMen vs Avengers, Colossus, Emma Frost, Magia, Cyclops e Namor foram possuidos pela força Phoenix. Depois da saga o Colossus precisou se refugiar e juntou-se temporariamente para o grupo XForce do Cable. Agora ele voltou ao instituto Jean Grey (escola para adolescente mutantes).

Noturno morreu na saga Segundo Advento ao proteger a Hope... Mas foi ressuscitado no mês retrasado.

Tempestade casou e tá separada... Nada demais. Ela tá na escola Jean Grey.

Gambit tem aventura solo e tbm faz parte do X Factor com Mercurio, Warlock, Perigo, Cifra e Polaris.

A Kitty não morreu, ela estava materializada em um bala (de proporção gigante) e estava em orbita a terra. Foi trazida pelo Magneto e estava em um estado de intangibilidade permanente. Depois voltou ao normal e agora está no grupo do Scott.

Depois da Saga Avengers vs Xmen os mutantes se dividiram, boa parte dos antigos estão com o Wolverine, a Kitty foi para o grupo de Scott, com a Emma, Magia, X23 (a menina clone do Wolverine) e o restante são mutantes novos.

Depois da dizimação provocada pela Feiticeira Escarlate, Jubileu perdeu os seus poderes. Depois da saga Morte do Drácula, a ex mutante virou Vampira.

Apocalipse morreu, e a nova encarnação que estava em fase de criança foi morto pelo ninja Fantomex. Mas este coletou as celulas do vilão e fez um clone, versão do bem. Chamado Evan.

Cable havia sido morto e voltou a vida graças ao Osborn. Está com os poderes no auge, mas não está conseguindo lidar, pode morrer em breve.

Bishop foi perdoado pelos XMen das coisas ruins que fez e agora está no grupo dos XMEns femininos.

Magneto tá vivinho da silva, não perdeu os seus poderes. E agora está no grupo dos mocinhos. Após a saga dos XMen vs Avengers teve seus poderes reduzidos. Não é mais vilão. Tem aventura solo...

Da para ter noção que muita coisa mudou. Mas 1 mes de leitura da para ficar a par de tudo o que aconteceu.

Pietro disse...

^^^Post do Pietro. Esqueci de colocar meu nome.

Anônimo disse...

Ameeei! Eu que sempre fui fã dos filmes e nunca tive "money" pra ir atrás das HQs pude saber de muitas coisas que eu morria de curiosidade, como a história da Tempestade(não sabia que o nome dela na verdade é Ororo) e que fim levou alguns outros personagens como a Jean, Ciclope e o professor X. Você mandou muito bem mesmo com este post Alê, tá de Parabéns! Esperando ansioso por novos especias...

Anônimo disse...

Parabéns ficou maravilhoso!!

raul disse...

Puxa! Melhor que x-men-wiki! Parabéns!!!

Anselmo disse...

Tive o privilégio de acompanhar "de perto" parte do desenvolvimento desta edição e sei o quanto de trabalho e dedicação foram empregados no processo. O resultado não poderia ser outro; Outra excelente publicação.

Para quem teve o primeiro contato com os X-men pelo desenho animado da década de 90 e só voltou a revê-los a partir filme de 2000, como eu, a postagem é uma preciosa e esclarecedora fonte de informação. Sem dúvidas se tornará referência para os que buscam mais entendimento sobre o tema.