18.8.14

DÊ UMA CHANCE PARA ...


Em 1999 eu vi ''Matrix'' e pensei - isso é o ''Exterminador do futuro'' com ''Cidade das sombras''. É impossível não se lembrar de CIDADE DAS SOMBRAS (1998) ao ver ''Matrix''. Mas eu li muitas críticas de ''Matrix'' naquele ano e ninguém mencionava as semelhanças, e o filme é do ano anterior (''13º andar'' é de 1999, é o filme gêmeo de ''matrix'', mas nem todo mundo o conhece). Em 2010, pintou ''A origem'', olha só, é ''cidade das sombras'' novamente. Tenho que procurar pelo dvd. Voltei a pensar no filme em 2014 quando vi ''uma aventura Lego''. Fiquei de colocar o filme na minha lista, mas acabei esquecendo, não achei que seria um filme fácil de encontrar.
Na semana passada, o blu-ray, baratinho, apareceu na minha frente. Eu o agarrei e voltei pra casa dando pulinhos. Quando vi CIDADE DAS SOMBRAS pela primeira vez, eu achei o filme a oitava maravilha do mundo. A trama é demais, os efeitos especiais eram incríveis, e eles não ficaram ruins em HD.
O que separa CIDADE DAS SOMBRAS de seus clones, é o clima noir. O filme é uma sci-fi noir, tipo ''Blade Runner''. Começa com um cara acordando numa banheira, ele não sabe quem ele é, perdeu suas memórias e tem uma prostituta morta no quarto ao lado. Ele deixa o prédio e começa a reunir os pedaços de sua vida. Descobre que seu nome é John e que Jennifer Connelly é sua esposa. Mas tem uns caras estranhos, carecas e de preto, que estão atrás dele. Isso é muito legal, quando dá meia noite todos na cidade caem no sono, menos John. Ele quer saber por que ele é o único na cidade que está acordado e quem são os homens de preto. Bônus, John descobre que pode alterar a realidade ao seu redor.
No começo do filme, uma parte do mistério é revelada por Kiefer Sutherland, pra você não ficar muito perdido, mas ainda restam muitas perguntas. Há revelações chocantes e um final que dá de dez na trilogia ''matrix''.
O blu tem poucos extras, mas eles são longos.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: dark city
ANO: 1998
PAÍSES: eua, austrália
DURAÇÃO: 100 min
DIRETOR: Alex Proyas (presságio, eu robô, o corvo)
ELENCO: Rufus Sewell, William Hurt, Kiefer Sutherland, Jennifer Connelly, Richard O'Brien, Ian Richardson e Bruce Spence

Leirson disse...

Este é um filme que eu sempre seguro, seguro e acabo deixando o Blu-ray de volta na prateleira. Mas depois do seu post, acho que vou reconsiderar e comprar. Fiquei curioso.

Vitor Costa disse...

Esse filme é realmente muito bom, não é todo o dia que podemos contemplar um filme sci-fi noir, ainda mais de qualidade. Porém, ainda prefiro o PRIMEIRO Matrix, pois o restante da trilogia é muito destoante.

O Mundo Em Cenas