15.8.14

WALT NOS BASTIDORES DE MARY POPPINS


Esse infeliz título bê erre acaba se perdendo de uma vez quando você descobre que esse filme é sobre a escritora P.L. Travers, Walt Disney é um ''personagem'' coadjuvante. O trailer nos mostra um filme alegre, e eu fiquei pensando como seria o final, a escritora detestou a adaptação de seu livro. Disney fez várias coisas que ela não queria ver no filme. Mas, WALT NOS BASTIDORES DE MARY POPPINS (ou, saving mr Banks, se preferir) dá um jeito de contornar esse final. O filme não mostra as filmagens do clássico de 1964, apenas a pré produção. É legal ver o roteiro e as canções criando vida, e as divergências artísticas entre Travers e o estúdio do Mickey (a mulher é uma fera, mas ela estava certa numa coisa, o sr Banks não precisava ser o vilão da história). Emma Thompson está um arraso no filme, pena que foi completamente ignorada pelo Oscar.


- Não quero ver isso, nem isso e nem isso.


Depois de várias décadas tentando conseguir os direitos para adaptar Mary Poppins, Walt Disney (Tom Hanks, tossindo ocasionalmente, sabemos como isso vai terminar) finalmente se encontra com P.L. Travers. A escritora só cedeu porque a grana estava curta, mas ela atravessou o Atlântico com muitas exigências (ela ama demais sua criação). Ela não queria que o filme fosse um desenho animado, não queria que fosse um musical e também não gostou da contratação de Dick Van Dyke. Ela passa boa parte do filme deixando os produtores de cabelo em pé, dizendo ''não'' para tudo. Paralelamente, o filme mostra o passado da escritora, sua infância na Austrália ao lado do pai alcoólatra, Colin Farrell. Os flashbacks da escritora são necessários, se ela não mudasse de opinião teríamos um filme beeem diferente de Mary Poppins. Eu gostei muito desta produção, tirando o fato de que Mary Poppins é um dos meus filmes favoritos, e acho que seria legal se fizessem mais filmes assim: mostrando os bastidores de uma produção complicada (tipo: Titanic, O exorcista, Cleópatra ...). Há uma cena adicional no meio dos créditos finais, não demora muito para aparecer. Não pude comprar o blu-ray, o dvd quase não tem extras.













VEJA TAMBÉM: Hitchcock, Sete dias com Marilyn, Em busca da Terra do Nunca, Matinee uma sessão muito louca.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: saving mr Banks
ANO: 2013
PAÍSES: eua, reino unido, austrália
DURAÇÃO: 125 min
DIRETOR: John Lee Hancock (um sonho possível)
ELENCO: Emma Thompson, Tom Hanks, Colin Farrell, Paul Giamatti, Bradley Whitford, B.J. Novak, Jason Schwartzman e Ruth Wilson