6.9.14

LINHA DO TEMPO - DUMBLEDORE


1881 - Nasce como Alvo Percival Wulfrico Brian Dumbledore em julho (ou agosto) na aldeia de Mould-on-the-Wold. 
Sua irmã Ariana é atacada por três rapazes trouxas e se torna mentalmente perturbada, seus poderes mágicos ficam fora de controle. O pai de Alvo se vinga matando os três trouxas e é condenado à prisão perpétua em Azkaban.
A família se muda para Godric's Hollow, uma aldeia de bruxos, para fugir do preconceito dos trouxas.
1892 - Alvo começa a estudar em Hogwarts. 
Durante os seus anos na escola, Dumbledore ganhou o Prêmio Barnabus Finkley para o Lançamento Excepcional de Encantamentos, tornou-se o Representante da Juventude Britânica no Wizengamot e recebeu a medalha de Ouro por Contribuição Inédita na Conferência Alquimista Internacional, no Cairo.
1899 - Termina os estudos.
Sua mãe é morta por causa de uma explosão mágica provocada por Ariana.
Começou a estudar as Relíquias da Morte com seu amigo Grindelwald (paixão não correspondida?) se descuidando da irmã que precisava ser vigiada o tempo todo. Seu irmão Alberforth lhe deu uma bronca e o proibiu de sair pelo mundo em busca de aventuras. Grindelwald se enfureceu e atacou Alberforth. Dumbledore entrou na briga e Ariana tentou separar todo mundo. Ninguém nunca soube quem foi que disparou a magia que a matou. Grindelwald fugiu do local e começou a montar um exército para dominar os trouxas.
Dumbledore começa a lecionar em Hogwarts como professor de Transfiguração e recruta alunos de origem trouxa (um escândalo daqueles para a época).
Em algum momento, recebeu a Ordem de Merlin, Primeira Classe, por sua atuação nas áreas de Educação e Política.
1943 - O aluno Tom Riddle abre a Câmara Secreta libertando o Basilisco. Hagrid, outro aluno, leva a culpa e é expulso. Dumbledore contrata Hagrid como guarda-caça.
1945 - Grindelwald encontrou uma das Relíquias da Morte, a Varinha das varinhas. Mas perdeu o duelo contra Dumbledore, que herdou a varinha, e depois foi preso em Nurmengard.
Dumbledore se torna diretor de Hogwarts.
1970 - Dumbledore fundou a Ordem da Fênix para enfrentar Lord Voldemort na Primeira Guerra Bruxa.
Ainda durante a guerra, ele ouve a profecia de Sibila Trelawney.
1980 - 1981 - Final da Guerra Bruxa. Dumbledore leva o bebê Harry Potter até a casa dos tios trouxas.
Dumbledore contrata Snape como professor de Poções.
1991 - Harry Potter começa a estudar em Hogwarts.
1992 - Dumbledore acha que o diário de Riddle é uma Horcrux de Voldemort.
1995 - Perde sua posição de Feiticeiro Chefe do Wizengamot e Presidente da Confederação Internacional dos Feiticeiros por se recusar a ajudar o Ministério da Magia e a retirar publicamente suas alegações de que Voldemort está vivo. 
Deixa de ser o Presidente da Suprema Corte dos Feiticeiros.
Para proteger Harry, assume a culpa pela criação da Armada-Dumbledore e foge da escola. Dolores Umbridge se torna a nova diretora.
1996 - Enfrenta Voldemort e volta a ser o diretor de Hogwarts. Vai até Little Hangleton e encontra uma Horcrux, o anel de Gaunt. A pedra no anel é uma Relíquia da Morte, a pedra da ressurreição. Dumbledore coloca o anel e é amaldiçoado, seus dias estão contados.
1997 - Para poupar a alma de Draco Malfoy, encarregado de matar Dumbledore pelo próprio Voldemort, Alvo faz Snape jurar que ele o matará no lugar de Draco.
Dumbledore vai atrás de outra Horcrux e leva Harry Potter com ele.  
Dia 30 de junho, Snape mata Dumbledore na torre de Astronomia (se acha que isso é um spoiler, vai catar coquinho).

5 comentários:

Felipe Vlaxio disse...

Esse post só me fez querer ler os livros novamente. Mas vou esperar até 2017, quando vai fazer uma década desde que li o último. E, tipo, pelo que li nos fóruns da vida, o Grindelwald correspondia sim à paixão do Alvo. Esse fato, inclusive, era um dos motivos da inimizade que o Alberforth nutria pelo "melhor amigo" do irmão. Dizem as más línguas, também, que na fatídica batalha (fenomenal, acredito eu) entre os dois, o Dumbledore só poupou a vida do Grindelwald porque este apelou para o amor que sentiam um pelo outro. Algo do tipo: "Alvo, não me mate, eu te amo...". Maaas... essas são apenas especulações. Juro que se a Rowling lançar um livro biográfico sobre o Dubledore, véi, eu zero a vida.

Anônimo disse...

Vixi, acho que o Dumbledore deve ter dado uma bebericada no elixir da vida do Nicolau Flamel, hein.

Anônimo disse...

Amei a linha do tempo! A história toda de Dumbledore fica meio confusa a série toda... Especialmente no último livro, que deixa meio nebulosa a ideia da morte de Ariana, ou eu sou meio tapado mesmo. E, Alê, sempre achei que o anel que ele coloca e fica amaldiçoado fosse uma horcrux de Voldemort e não uma relíquia... Devo ter dormido enquanto lia hahahah. Mas, enfim, obrigado por dedicar tempo ao blog que eu, vorazmente, entro várias vezes ao dia em busca de atualizações. Abraço, te amo cara. Lgsa

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

o anel de Gaunt é uma horcrux sim, e a pedra que está presa nele é uma relíquia da morte. Dumbledore queria usar a pedra e não o anel (talvez pra trazer a irmã de volta à vida)e assim o colocou no dedo. Ele foi amaldiçoado quando tentou destruir o anel.

Enio disse...

Dumbledore ainda é umas das melhores criações da J. K. Rowling!
Ótima linha do tempo Alessandro, bateu maior saudade dos livros mesmo.