13.10.14

CHP CLASSIC


E aí eu vi o filme ''as patricinhas de Beverly Hills'', e o amigo gay da Alicia Silverstone estava vendo SPARTACUS em vhs. Por causa do Kirk Douglas, imagino. Algum tempo depois, me deparei com um documentário sobre homo-referências em filmes famosos. Eu já havia notado algumas homocoisas desse tipo em ''Ben-Hur'', mas o doc falava também sobre ''Spartacus''. Como foi que eu, pobre criança inocente, deixei passar tanta coisa quando vi ''Spartacus'' pela primeira vez?
O diretor Stanley Kubrick escondeu homo-referências em muitos de seus filmes, dos anos 1950 aos anos 1980. Até ''de olhos bem fechados'', de 1999, tinha alguma coisinha. ''Spartacus'' vem de uma época terrível. Kirk Douglas usava o famoso cuecão porque a censura proibia umbigos de fora (alguns escaparam). E quando vemos o escravo Antoninus cuidando de seu mestre Crassus, há muitas homo-referências nos diálogos. Crassus quer levar Antoninus pra cama e diz coisas como ''você deve servir Roma ... deve amá-la'' ou ''você diria que comer ostras é certo e comer lesmas é errado? ... é tudo uma questão de gosto. Eu gosto de ambos, de ostras e de lesmas''.
E no fim das contas, Tony Curtis (Antoninus) era um $%#@ assumidamente homofóbico que até tentou boicotar o filme ''Brokeback mountain''. 
Então tá, Spartacus, o escravo que se revoltou contra seu mestre e que atravessou a Itália libertando outros escravos até formar um exército. Mas eles foram encurralados pelos romanos no final da bota. Tudo que diz respeito ao filme é grande (197 minutos, wow). São milhares de figurantes marchando ao fundo, o exército romano assume sua posição criando gigantescos desenhos geométricos com os soldados até onde a vista alcança, e as batalhas são demais. Hoje seria tudo digital, e até certo ponto a gente notaria uma certa falta de realismo. Por essas e outras, o filme de 1960 é um espetáculo panorâmico. Pena que a história não termina muito bem...












FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: Spartacus
ANO: 1960
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 197 min
DIRETOR: Stanley Kubrick
ELENCO: Kirk Douglas, Laurence Olivier, Jean Simmons, Peter Ustinov e Tony Curtis.
PRÊMIOS: vencedor de 4 Oscars (ator coadjuvante, fotografia em cores, direção de arte em cores, figurino).

Nenhum comentário: