26.11.14

CHP CLASSIC


Quando dizem que essa é a melhor adaptação de ROMEU & JULIETA que existe, não estão muito longe da verdade. O filme é muito bonito, foi filmado na Itália, ganhou um Oscar de ''melhor fotografia'' e um de ''melhor figurino'', e também indicações para ''melhor diretor'' e ''melhor filme''. Logo de cara, o filme fez História. Foi a primeira vez em que adolescentes de verdade protagonizaram uma adaptação para o cinema. Ele tinha 17 anos e ela 15, e eles dão um show, citam Shakespeare com muita naturalidade. O garotão Leonard Whiting encara cenas de nudez total e tem um bumbum lindo (você só lê esse tipo de crítica neste blog...). Ele a Julieta Olivia Hussey vão se encontrar novamente em 2015, no filme ''social suicide''. 
Ter dois adolescentes como protagonistas fez toda a diferença, é impossível não se apaixonar e não se comover com o jovem casal. O filme também capricha nas cenas de lutas com espadas e a ama de Julieta fica com a comédia até a chegada do drama. Ah, você conhece essa história (Leo DiCaprio e Claire Danes? Vai te catar) e já sabe como ela vai terminar. 
Em alguns momentos, o roteiro (não-Shakespeare é claro) escorrega e Mercúcio fica com as piores partes. 
O diretor Franco Zeffirelli adaptou Shakespeare várias vezes, antes de R&J ele dirigiu ''a megera domada'' (com Liz Taylor) e até o fraquinho ''Hamlet'' de 1990 (com Mel Gibson!!) é dele. O filme de 1968 não é muito longo, mas traz um ''intermission'' presente até no dvd.












FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: Romeo and Juliet
ANO: 1968
PAÍSES: reino unido, itália
DURAÇÃO: 138 min
DIRETOR: Franco Zeffirelli (chá com Mussolini, o campeão, irmão sol irmã lua, Otello, amor sem fim)
ELENCO: Leonard Whiting, Olivia Hussey, John McEnery, Milo O'Shea e Pat Heywood.
PRÊMIOS: vencedor de 2 Oscars

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse filme é apaixonante, diferente das horríveis adaptações posteriores, sempre que lembro desse filme a música tema "A Time for Us"me vem a cabeça, marcante demais!!