22.11.14

dvd - IT, UMA OBRA PRIMA DO MEDO


Há muito tempo atrás, quando ''frozen'' era apenas o nome de uma música da Madonna, eu comecei a procurar pelo filme IT (ou, ''a Coisa'', se preferir), eu precisava ver esse filme. Eu tenho uns 40 e poucos livros de Stephen King em casa, já li todos, mas nunca terminei de ler ''a coisa''. Eita livro chato, é pesado demais, muita informação desnecessária, a trama avança a passos de tartaruga, um tédio. Comecei e parei de ler, duas vezes. Ontem encontrei o dvd sem querer, ah finalmente. Foi lançado em 2013 e eu não fiquei sabendo. Há duas coisas que você precisa saber sobre o filme. Primeira, ele não é um filme, é uma mini-série de tv, de 1990. Segunda, a censura costuma meter o pau na tv norte americana. Por essa razão, o filme é um terror super educadinho. É protagonizado por crianças, mas elas não podem se machucar. Os personagens homossexuais que vemos no livro nem sequer aparecem. Veja ''IT'' como um ''terror para iniciantes''.


- Ok, quem deixou o sabonete cair?


Embaixo da cidade de Derry vive um palhaço fantasmagórico, metido a Freddy Krueger, que gosta de matar crianças. Um grupo formado por seis meninos e uma menina resolve livrar a cidade deste mal. Eles estão sozinhos nesta aventura, porque os adultos não conseguem ver o palhaço e suas ilusões macabras. Ao mesmo tempo, acompanhamos os sete amigos, trinta anos no futuro, sendo convocados de volta para Derry. Quando crianças, eles derrotaram o palhaço, que agora está de volta. As crianças haviam feito um juramento, mas perderam muitas memórias ao deixarem a cidade. Os atores mirins não são os Goonies, essa primeira parte é bem fraquinha. Quando ela termina, você vira o dvd, a segunda parte está no lado B. Essa parte é um pouco mais legal, melhores atuações e um clima mais sombrio.
No elenco, temos o Tim Curry na pele do palhaço, esse cara adora uma maquiagem pesada. Annette O'Toole no elenco adulto e Seth Green no elenco infantil (e um John Ritter bonitão de barba). E também Jonathan Brandis, o Bastian de ''a história sem fim 2'', que se matou em 2003.
Como eu disse, se trata de um terror educadinho. Quando o pessoal dá de cara com a verdadeira forma do palhaço, temos uma sequência de violência moderada. Não importa se a criatura é apenas um boneco ...















FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: it
ANO: 1990
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 192 min
TEMPORADA: 1
EPISÓDIOS: 2
ELENCO: Jonathan Brandis, Brandon Crane, Tim Curry, Seth Green, Annatte O'Toole, John Ritter e Richard Thomas.

2 comentários:

Anônimo disse...

40?!!!! Você por acaso empresta livros Alessandro? Eu sou apaixonado pelo Stephen King, mas tenho muita preguiça de ler em PDF. ;)

Aécio Sales disse...

Comprei este dvd na Saraiva e, ainda, não recebi...

Estou ansioso, pois vi este filme em vhs, na época lançado pela Warner, e picotado pois não existiam fitas de 192min.

Junto com este filme, vai vir Fome de Viver !