19.1.15

livro - O DOADOR DE MEMÓRIAS


Eu vi o filme recentemente, e aí o livro acabou se tornando um rápido resumo do filme. Rápido porque o livro tem apenas 185 páginas, e lembra um resumo porque o filme todo está lá. São poucas as diferenças. No livro o protagonista tem apenas 12 anos (Hollywood odeia trabalhar com crianças), colocar o poster do filme na capa do livro fica até estranho por conta disso. O filme também tem um final bem mais movimentado, e, olha só, o filme abre espaço para os personagens coadjuvantes. No livro, a narração nunca abandona o personagem principal. Quer dizer, o filme tá muito melhor. 
Mas você tem que dar algum crédito para Lois Lowry. O livro dela pode ser uma versão mais enxuta de ''1984'' (de George Orwell), mas surgiu antes da Pottermania e da Katnissmania. Embora o filme esteja se aproveitando da moda dos ''super adolescentes do futuro'', ele é incrivelmente fiel ao livro de 1993. Na verdade, se você já viu o filme, o livro não vai te trazer nenhuma novidade. 
Essa edição traz uma curta entrevista com a Taylor Swift nas últimas páginas. No filme, sua personagem aparece bastante, no livro ela é apenas mencionada.










FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: the giver
ANO: 1993
AUTORA: Lois Lowry
PÁGINAS: 185
EDITORA: arqueiro

Nenhum comentário: