3.2.15

DÊ UMA CHANCE PARA ...


Eu me lembro quando meu ex namorado do mal número 2 me mostrou o filme em vhs. O dvd traz o mesmo aviso. MORANGO E CHOCOLATE é um filme temático, mas não é uma comédia. Você vai comprar o filme, vai chegar em casa, e não vai rir muito não. Não sei por que a palavra ''comédia'' vem escrita na caixa. O filme tem um pouco de humor, mas a maior parte é drama mesmo, até o fim.
Outra coisa difícil de explicar, é a classificação 18 anos.
Mas isso não quer dizer que você vai acabar vendo um filme ruim. Essa produção de 1993 fala de política, liberdade de expressão e debate a homossexualidade. O filme se passa em Cuba, David perdeu o amor de sua vida, a moça se casou com um cara rico, e está na pior. Nesse momento, ele chama a atenção de Diego (bonitão). Apesar de David ser hétero (o personagem é hétero, mas o ator não me engana), Diego resolve dar em cima dele e o leva para sua casa. E aí, David descobre que Diego tem coisas importadas, ele não é um revolucionário comunista. Na universidade, David relata o ocorrido para um amigo (uou, esse amigo vale o filme), e o amigo lhe diz para voltar lá e investigar mais. Diego pode pegar até quinze anos de prisão.
David tenta descobrir mais a respeito de Diego e descobre que ele é um cara legal, apesar de ser gay, e apesar de não ser comunista. A amizade dos dois vai ficando cada vez mais forte, David percebe que ele tinha uma ideia errada a respeito dos gays e dos não-comunistas. O filme tem um final tocante.


FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: fresa y chocolate
ANO: 1993
PAÍSES: cuba, méxico, espanha, eua
DURAÇÃO: 108 min
DIRETORES: Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío
ELENCO: Jorge Perugorría, Vladimir Cruz e Mirta Ibarra.
PRÊMIOS: indicado para o Oscar de melhor filme estrangeiro.

Nenhum comentário: