23.8.15

em cartaz - O EXPRESSO DO AMANHÃ


Opa, como assim ''em cartaz''? Bem, esse filme estreou na Ásia e na Europa em 2013. Chegou aos isteites em 2014 e já ganhou um blu-ray barra dvd há um tempão. É isso aí, o Brasil tá no final da lista de estreias. Parece que o filme pode ser encontrado até na locadora da Netflix. Eu já vi o filme e, ''infelizmente'' (?), eu li a HQ antes de ver o filme. E isso fez diferença. Porque a HQ é memorável, e o filme foi apenas ambientado naquele mundo do futuro, ele não traz os mesmos personagens. O filme tem dificuldade para explicar algumas coisas, se você leu a HQ você não fica perdido. Até aí tudo bem, mas, como filme, O EXPRESSO DO AMANHÃ foi muito mal produzido. Eu adorei o trailer, de verdade, adoro rever aquela coisa (tudo quanto é cinema tá exibido esse trailer nas últimas semanas), mas o filme não tem o mesmo clima. Eu tenho dois filmes do diretor Joon-ho Bong em casa, ele é muito bom, porém, ele relaxou desta vez.


- O Capitão América não pagou a passagem.


No distante ano de 2014 (esse filme escolheu uma péssima data), mais de 70 países se uniram para acabar com o aquecimento global. A experiência foi um fracasso e o planeta entrou numa nova era do gelo. Os únicos sobreviventes da raça humana estão ... ah, eu acabei de escrever sobre isso, dá uma olhada aqui. Eu espero você voltar.
Enfim, Chris Evans mora lá no fundão. Ele junta uma turma, ao lado do Jamie Bell, e ataca os guardas. Seu plano é tomar a locomotiva e acabar com as injustiças. O que me deixou de queixo caído foram as críticas. Um monte de gente adorou esse filme. E eu achei ele tecnicamente fraco, várias coisas atrapalham o ritmo do filme, diálogos desnecessariamente longos e cansativos e cenas de luta em câmera lenta. Tem tanta coisa legal na HQ e o filme apela pro pipocão sem se aprofundar demais nos conflitos sociais.
Certo, então você não leu a HQ e pode até gostar do filme porque não vai ficar fazendo comparações e tal. Mas vai ter que admitir que a direção deixou a desejar.














FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: snowpiercer
ANO: 2013
PAÍSES: coreia do sul, republica checa, eua, frança
DURAÇÃO: 126 min
DIRETOR: Joon-ho Bong (o hospedeiro, mother)
ELENCO: Chris Evans, Jamie Bell, Ed Harris, John Hurt e Tilda Swinton
ESTREIA BR: 27 de agosto de 2015

Um comentário:

raul disse...

Esse ainda não vi.
Ontem vi um filme espanhol de 2014 "Musarañas", produzido por Alex de la Iglesia. Excelente atriz principal, delicioso ator coadjuvante (Hugo Silva), ótimo horror / suspense.
Só pecou em muitas falhas que deixam a estória muito sem credibilidade.