5.10.15

POR ONDE ANDA ESSE FILME?


Rapaz, parece que o Stonewall do Emmerich não vai estrear no Brasil de jeito nenhum. E nós não vamos poder dizer se, como filme, ele é bom ou ruim. O filme começou a ser apedrejado antes do lançamento, isso é meio injusto, e talvez deva ser visto como uma ''realidade alternativa''. O filme tem dois pontos a seu favor, ele é pró gay e, fala sério, já viu algum filme de Hollywood que seja 100% fiel à história original?  

No STONEWALL de 1995 (o último filme de Nigel Finch) temos algumas drags como protagonistas. É um filme de baixo orçamento, a gente perdoa muita coisa, mas a trama é uma bagunça só. Ainda assim, muita gente gosta desse filme. Razões para a polícia fazer uma batida no Stonewall realmente existiram (tinha alguma coisa de ilegal naquele bar, não me lembro o quê), mas esse filme transforma a polícia numa máfia dos infernos. Eles abusam dos LGBT, executam prisões por qualquer motivo besta, é bem exagerado. E o filme também não sabe tirar proveito dos personagens, nem sequer tem uma trama que possa ser chamada de ''trama central''.
Mas, sim, apesar de trazer vários erros históricos (e um roteiro picotado), o filme é engraçado em alguns momentos e vale uma espiada. 
Um ano depois do confronto com a polícia, o pessoal se reuniu nas ruas dando origem a primeira parada gay de NY.

Nenhum comentário: