28.12.15

OS SEGREDOS DO DESPERTAR


POSSÍVEIS SPOILERS A PARTIR DESSE PONTO


Eu disse que o novo star wars estava cheio de easter eggs. E também disse que a trama não era muito original. Você pode unir essas duas informações e notar que o filme faz referências aos filmes anteriores o tempo todo. Acho que ''easter egg'' não é a palavra certa. Em todo caso, veja algumas ''curiosidades'' sobre esse ''novo'' episódio.


AS VOZES
No filme temos o comediante Bill Hader fazendo a ''voz'' do robô bolinha BB-8. Andy Serkis é o líder supremo Snoke (já vamos falar sobre ele). Lupita Nyong'o é Maz Kanata (idem) e Simon Pegg é Unkar Plutt.

OUTRAS VOZES
Quando Rey toca no sabre de luz de Luke vemos várias imagens estranhas. Mas as vozes são conhecidas, temos o mestre Yoda, Luke Skywalker gritando ''não'' (o império contra ataca), a respiração de Darth Vader e os dois Obi Wan: Alec Guinness e Ewan McGregor.

MERCHANDISING
Rey parece ser fanática pela antiga rebelião. Ela tem um capacete de piloto de x-wing e também um boneco rebelde. Tem gente que acha que o pai dela foi um piloto rebelde.

POR DENTRO DA FALCON
O compartimento secreto de contrabando pode ser visto no filme. Finn segura a bolinha de treino em um determinado momento. E também ativa o xadrez holográfico, fazendo Chewbacca levantar a cabeça. E o percurso de Kessel é mencionado. Só dá episódio IV dentro dessa nave.

AS BANDEIRAS
No covil de Maz Kanata podemos ver várias bandeiras expostas. Tem gente que enxergou algumas bandeiras da corrida de pods (a ameaça fantasma) e também uma bandeira mandaloriana.

A SEGUNDA TRILOGIA TAMBÉM CONTA
Leia diz para Han que ainda existe bondade no filho. Luke disse a mesma coisa sobre seu pai (o retorno de Jedi) e essas foram as últimas palavras de Padmé (a vingança dos Sith).

HEIN?
Parece que ninguém viu o esqueleto do Jar Jar no filme. O diretor estava brincando ou ele realmente está lá?

TODO MUNDO PERDE ALGUMA COISA
Tirando o episódio um, alguém sempre perde um membro ou dois ou três em algum filme da saga. Dizem que Rey cortou a mão do Kylo no final do filme, ela pode ser vista caída na neve quando rola o terremoto que abre uma fenda no chão. Não me lembro de ter visto isso.

COPPOLA NOW
Tie fighters atacando Jakku ao pôr do sol. É o diretor J.J. brincando de ''Apocalipse now'' (e tem um pouco de ''intriga internacional'' (1959) também).

HOMENAGEM
Kylo Ren é Ben Solo. No universo expandido temos um tal de Ben Skywalker. Filho de Luke e de Mara Jade. O nome Poe Dameron lembra um pouco Cameron Poe, personagem de Nicolas Cage em ''Con Air''. E tem sempre um ''Kelvin'' nos filmes do J.J., de star wars a star trek e missão impossível, esse é o nome do avô do diretor.

CÓDIGOS
Finn é o trooper FN-2187. Esse é o número da cela da princesa Leia, no bloco de detenção A, na primeira Estrela da morte. A base Starkiller mexeu com os fãs. Starkiller era o sobrenome de Luke quando Lucas começou a escrever o primeiro filme (1977), e depois mudou para Skywalker. O nome também foi usado no game ''the force unleashed'', esse era o apelido do aprendiz secreto de Vader.

DOS MORTOS
Snoke é Darth Plagueis, o mestre de Palpatine, o cara que manipulou as midi chlorians e gerou vida (Anakin Skywalker). É só uma teoria. Plagueis era da raça Muun. Eu achei a cabeça do Snoke pequena demais para um Muun. Mas a música que toca quando ele aparece é bem parecida com a música da ópera (episódio III), quando Palpatine conta sua história (ou o compositor John Williams perdeu o jeito).

PERDIDOS NA TV
Greg Grunberg (heroes), amigo de infância do diretor, é um piloto rebelde. Seu personagem está no livro ''marcas da guerra'' (não recomendo, é muito chato). Gwendoline Christie (que nem chegou a mostrar o rosto) não é a única atriz de ''game of thrones'' no filme. Jessica Henwick (Nymeria Sand) é uma piloto rebelde e Thomas Brodie-Sangster (Jojen Reed) é um oficial da primeira ordem. Ken Leung (Lost) também faz parte da resistência. A médica que cuida do Chewbacca é Harriet Walter (Downton Abbey).



MAMA
Olha a filha da Carrie Fisher no filme, com o penteado clássico da mãe.

BOND
O easter egg mais curioso é o James Bond Daniel Craig. Quando Rey aprende a usar a Força e manipula a mente de um stormtrooper para escapar, aquele pobre trooper de mente fraca é o Daniel Craig. 



VOCÊ SÓ VÊ AQUI
Tem um monte de listas de easter eggs do filme na web, mas notei que ninguém mencionou isso aqui (sou apenas eu?). Eu estava revendo os filmes antes da estreia do ''Despertar'' e notei essa estatueta no quarto do Anakin (a ameaça fantasma). Lembra muito a pirata Maz Kanata. E aí, no novo filme, é revelado que a mocinha tem uns mil anos de idade, é mais velha que o mestre Yoda. Cruzei informações e descobri que outras pessoas notaram isso também (e não conta como easter egg?) e que surgiu uma teoria assustadora: Kanata está de olho na família Skywalker há anos.

E nós temos perguntas.

Como Poe escapou de Jakku?
Como Maz Kanata conseguiu o sabre de luz de Luke? O sabre que ele perdeu na Cidade das Nuvens.
Quem é o velho no começo do filme?
Cadê o Lando?
Eu poderia ficar aqui o dia todo, só que não.


Um comentário:

Pietro disse...

Existe alguma possibilidade "dele" voltar? Achei forçado a sua morte aos 45min do 2tempo.