24.1.16

CHP CLASSIC



O filme A FORTALEZA ESCONDIDA (1958), de Akira Kurosawa, foi redescoberto por uma nova geração nos anos 1970/80. Quem são eles? Fãs de star wars !!!
George Lucas se inspirou nos filmes de Kurosawa quando começou a escrever sua famosa saga cósmica. E tem muito de star wars neste filme de 1958.

Japão, século XVI. Dois soldados atrapalhados (eles são o alívio ''não dróide'' cômico do filme) tentam voltar para casa e encontram a fronteira fechada pelo clã inimigo. A solução é dar uma baita volta, atravessando outra região problemática, com outro clã em pé de guerra, e tentar a sorte numa fronteira diferente.

Aí eles encontram um famoso general que está escoltando uma princesa de um clã que foi dizimado. O cara percebe que os dois soldados tiveram uma ótima ideia, a rota é a mais segura. Há uma recompensa pela princesa e ela ainda está levando com ela todo o ouro que foi possível salvar de seu castelo.


Não é mera coincidência

O filme ganhou um remake, japonês, em 2008. Uma decepção. Nos extras, do dvd da Versátil, há um documentário sobre o filme, com 41 minutos. E uma entrevista com George Lucas, 9 minutos.













FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: kakushi-toride no san-akunin
ANO: 1958
PAÍS: japão
DURAÇÃO: 139 min
DIRETOR: Akira Kurosawa
ELENCO: Toshirô Mifune, Minoru Chiaki, Kamatari Fujiwara e Misa Uehara

Nenhum comentário: