20.1.16

DÊ UMA CHANCE PARA ...


O filme pode ser meio bobinho, mas está tentando passar uma mensagem importante. Se trata de uma crítica social enrolada num pedaço de comédia com um pouco de sci-fi. Você precisa ler o filme nas entrelinhas.
UM DIA SEM MEXICANOS é um filme de 2004 que foi lançado em dvd por aqui. Se o filme não agradou aos nortes americanos, não estou surpreso.
O filme começa apresentando vários tipos de personagens, a dona de casa e o político safado, o fazendeiro e a âncora do tele jornal... todos eles vivem na Califórnia. Um dia, uma estranha névoa rosada começa a cercar todo o estado. As comunicações com o restante do mundo são cortadas, a Califórnia fica completamente isolada. E todos os mexicanos que vivem no estado (um terço da população) desaparecem no ar. De repente, os americanos perdem seus jardineiros, seus criados, seus limpadores de piscina ... e alguns perdem o cônjuge e membros da família. As ruas são tomadas por um verdadeiro caos, não existem mais trabalhadores rurais (eram todos mexicanos) e pode faltar comida em breve. Até a Salma Hayek sumiu.
Aos poucos, os americanos percebem o quanto os mexicanos eram valiosos para a economia do estado, até os xenófobos precisam reconhecer isso. O filme não vai dar nenhuma explicação científica para o fenômeno lá no final (isso seria quase impossível, a trama é fantasiosa demais), o que realmente conta é a mensagem de tolerância e amizade.

Nenhum comentário: