23.1.16

dvd - O CONTO DA PRINCESA KAGUYA


O último Oscar foi estranho. Muita gente, até eu, sentiu falta do filme da Lego entre os indicados, e o Oscar animado foi para ''operação big hero''. Rapaz, O CONTO DA PRINCESA KAGUYA estava entre os indicados e esse filme dá de dez no filme pseudo japonês da Disney. Tá cheio de gente famosa no elenco de vozes, em inglês, mas o dvd só traz o PT e o JP (pra mim tudo bem, eu sempre prefiro o áudio original) e é uma pena que não tenha extras no disco.


- Haru ga kimasu.


O filme é baseado num conto japonês, século X. Um cortador de bambu encontrou uma menina, do tamanho de uma maçã, dentro de um bambu luminoso. Quando a levou para casa, ela se transformou num bebê. O cortador de bambu e a esposa criaram a menina como se fosse a filha deles. E ela se tornou adolescente em pouco tempo, ficando mais velha que as crianças da região, com quem costumava brincar no campo. Seu pai ainda encontrou ouro e roupas de gente rica dentro de outros bambus. Aí o cara deduziu que os céus estavam lhe dizendo para dar uma vida de princesa para a filha adotiva. Ele vai até a capital e compra uma mansão com o ouro que encontrou. Logo, cinco homens da alta classe ficam interessados na moça. 
Ela não quer se casar com nenhum deles. Acaba pedindo para cada um presentes impossíveis de serem encontrados, dando início a uma competição por sua mão. O pai faz de tudo para alegrar a filha e ninguém percebe que ela está triste. Sua verdadeira felicidade era a vida no campo, cercada pela natureza.
Os personagens têm traços bem simples e os cenários são bem minimalistas. A animação é incrível e o final é tocante e espetacular.













FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: Kaguyahime no monogatari
ANO: 2013
PAÍS: japão
DURAÇÃO: 137 min
DIRETOR: Isao Takahata (túmulo dos vagalumes)
ELENCO DE VOZES (US): Chloë Grace Moretz, James Caan, Darren Criss, Mary Steenburgen, Lucy Liu, Oliver Platt e Dean Cain

Nenhum comentário: