21.4.16

dvd - NO CORAÇÃO DO MAR


Não pude ver o filme nos cinemas porque só encontrei cópias dubladas e/ou em 3D. Curiosamente, tem um outro filme, com o Chris Hemsworth, sendo exibido nos cinemas neste momento, que eu não vou poder ver pela mesma razão. No caso de NO CORAÇÃO DO MAR, eu tinha que dar uma chance para o dvd. Eu gosto dos filmes do Ron Howard e também queria saber mais a respeito dessa história que acabou inspirando o clássico ''Moby Dick'', de Herman Melville. O diretor já havia feito uma parceria com Chris Hemsworth no sensacional ''Rush, no limite da emoção'', eles formam uma boa dupla, o cara tá se revelando um ótimo ator com Ron Howard na direção.


E nenhum de nós fala baleiês.


Ben Whishaw é o famoso escritor Herman Melville. Ele tomou conhecimento da trágica história do navio Essex que, em 1820, foi destruído em alto mar por uma baleia branca ''dos infernos''. Melville vai atrás do último sobrevivente do naufrágio e o velho começa a lhe contar o ocorrido (é, é bem o Titanic do James Cameron). Owen Chase (Hemsworth) se torna o primeiro imediato de um baleeiro que será comandado por um capitão de primeira viagem. Sua falta de experiência (e ele exige obediência cega) vai condenar a todos. 
Depois de alguns meses no meio do Pacífico, um cachalote branco surge e ataca o navio. Alguns homens conseguem se salvar em botes e, pelo restante do filme, vamos acompanhar o sofrimento desses pobres coitados no meio do nada, tentando encontrar terra firme. O filme está cheio de efeitos especiais, recriando o mar aberto, o céu, ondas gigantes, baleias e golfinhos, com um trato na iluminação cada frame do filme parece ser uma pintura a óleo. Sacanagem ter sido ignorado pelo Oscar (e olha que o último Oscar tava cheio de ficção e fantasia), é uma ótima aventura, quase um épico. Bem anos 1990, diga-se de passagem.











FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: in the heart of the sea
ANO: 2015
PAÍSES: eua, australia, espanha, reino unido, canadá
DURAÇÃO: 2h 2min
DIRETOR: Ron Howard
ELENCO: Chris Hemsworth, Benjamin Walker, Brendan Gleeson, Ben Whishaw, Tom Holland e Michelle Fairley

Nenhum comentário: