4.7.16

CHP CULT


Tem muita comédia aqui, mas o filme é basicamente um romance. O plot nem se dá ao trabalho de nos dar uma boa explicação, ele namora um pouco com a ficção científica, e eu já vi o filme em listas do tipo ''os melhores filmes de ficção científica que já foram feitos''. Para alguns, a explicação é divina. Seja como for, se você não consegue encaixar o filme num gênero qualquer e ele deixa a explicação por sua conta, então temos um filme cult.

O FEITIÇO DO TEMPO é um filme amado por muita gente. E ele fez escola, sempre que alguém entra num loop temporal, a gente se lembra desse filme de 1993. Jogaram isso na cara do Tom Cruise numa entrevista sobre o filme ''No limite do amanhã'' (eu me lembro de tentar contar os dias quando vi esse filme pela primeira vez. Mas ele passa a perna na gente), isso por que ninguém se esquece do filme do Bill Murray. Ainda na década de 1990 vimos um episódio de ''Arquivo X'' com um loop temporal diário. Na década seguinte, o seriado ''Fringe'' também ganhou um episódio igualzinho. E isso aparece até em desenhos animados. Outros exemplos: ''Corra Lola, corra (1998)'', ''Contra o tempo (2011)'' e ''Como se fosse a primeira vez (2004)''.

Explicar o sucesso do filme é fácil. Quem nunca quis dar um reset após viver um péssimo dia? Até hoje os fãs levantam todo tipo de teoria sobre o filme. Já foi dito que Bill Murray passou 8 anos, 8 meses e 16 dias preso no loop temporal. E como o personagem aprendeu a tocar piano e a fazer outras coisas, alguém já somou 34 anos ao total. Um dos roteiristas disse que a ideia original era deixar o personagem preso no dia da marmota por 10 mil anos. Depois foi revelado que o tempo verdadeiro foi de ''apenas'' 10 anos.

5 comentários:

Fernando F disse...

Supernatural tbm teve um episódio assim. Toda vez que o Sam morria o dia recomeçava. E ele morreu de formas trágicas e engraçadas hahahahah

Rafael disse...

Teve um episodio de Xena que ela também ficava presa no mesmo dia, kkk

Leonardo disse...

Na série da Xena também tem um ep assim ^^

Anselmo disse...

Acho que nem preciso falar nada. Qualquer coisa que envolva o tema tempo, trabalhado de forma inteligente, tem minha atenção.

Aécio Sales disse...

Eu adoro esse filme !

Tenho o dvd e acho genial a ideia de poder reparar os erros cometidos na nossa vida e mudarmos para melhor como ser humano e pessoa...

Obs.: talvez por ser eu espírita...