8.9.16

CHP CULT


Bom, como só tem criança aqui no blog ... acredito que muitos devem ter crescido vendo os filmes da franquia EM BUSCA DO VALE ENCANTADO (1988). Eu conheci o filme pela tv, tava passando um trailer, e eles diziam ''uma produção de Steven Spielberg e George Lucas'', mas não cheguei a ver o filme na tela grande. Eu aluguei o vhs quando ele foi lançado, e eu era a única pessoa que alugava aquela cópia. Por alguma razão, o dono da locadora comprou uma fita legendada. Conhecer o filme em inglês me fez gostar ainda mais dele. Haviam dinossauros de épocas diferentes no filme, eu percebi isso (um pescoçudo do jurássico nunca se encontrou com um dentes afiados do cretáceo), mas também havia um pouco de ciência. Pela primeira vez na história do cinema, os dinos não estavam arrastando a cauda pelo chão. Não eram lerdos e nem viviam em pântanos. E eles também participavam da criação dos filhotes. Eram conceitos novos no mundo da paleontologia.

E haviam os nomes: pescoçudos, três chifres, boca grande ... por que os animais usariam nomes que nós iríamos criar 65 milhões de anos no futuro? Pra mim, isso deixava o filme mais apetitoso ainda. 
Sua produção não foi nenhum mar de rosas. Steven Spielberg obrigou o diretor Don Bluth a cortar 19 cenas, quase 10 minutos de filme. Ele achou que aquelas cenas eram fortes demais para crianças. Bluth ficou uma fera. Reza a lenda, que o diretor está com a cópia original do filme em sua casa, e ele não mostra pra ninguém. 
A menina que fez a voz da Patassaura foi morta pelo próprio pai alguns meses antes da estreia do filme, ela tinha dez anos. O filme estreou junto com o Oliver gatinho da Disney e fez o estúdio do Mickey comer poeira. Se tornou a animação mais rentável da História até a estreia da pequena sereia no ano seguinte.

Quando pintou a cópia dublada, eu torci o nariz. O Littlefoot tinha a voz da pequena sereia, até aí tudo bem. Mas o ''disco brilhante'' virou ''sol'', o ''Dentes afiados'' virou ''Tiranossauro'', o ''grande vale'' virou ''vale encantado'', argh. Por que o Littlefoot não virou ''Pé pequeno''? 
Até hoje sou apaixonado pela trilha musical do falecido James Horner, a música de abertura, a música mais alegre no final. E a canção tema cantada por Diana Ross, ''If we hold on together''. 
O filme já ganhou 12 sequências, musicais, lançadas diretamente em vhs e depois em dvd. Mas pra mim só existe o primeiro filme. Morra de inveja, Disney. O filme pode ter sido levemente baseado em ''Bambi'' (1942), mas algumas sequências foram descaradamente recriadas pela Disney em ''O rei leão'' (1994) e ''Dinossauro'' (2000).

2 comentários:

Anselmo disse...

Muitos anos desde que vi esse filme na tv! Se não viu ele pra fazer a postagem, espera mais um pouco pra gente rever juntos!

Pietro disse...

Eu tenho o filme, o primeiro... meu pai me deu de presente. rsrssr O filme não 14 continuações? A Jornada do Coração foi a que estreou este ano.