23.11.16

CHP CULT


CIDADE DAS SOMBRAS (1998) é um dos melhores filmes de ficção científica dos anos 1990. É melhor que ''Matrix (1999)''? Que bom que perguntou. ''Cidade das sombras'' veio primeiro. O filme não tem efeitos especiais revolucionários, mas, para 1998, eles são fantásticos. E a trama é praticamente a mesma. Um cara desperta numa banheira, sem nenhuma lembrança na cabeça, e tem uma prostituta morta no cômodo ao lado.

Sempre que o relógio bate meia noite, todo mundo na cidade cai no sono. Homens carecas chamados Estranhos voam pela cidade adormecida enquanto os prédios mudam de lugar. O protagonista descobre que o mundo real é uma farsa, ele desenvolve super poderes e contra ataca. Segredos de cair o queixo são revelados antes do final, que também é impressionante. O filme é um marco do cinema de ficção, faz Matrix perder alguns pontos no quesito originalidade.
E por falar nisso...

 

Você sabe que a maioria dos filmes leva de dois a três anos para sair do forno. ''Matrix'' já estava em produção quando ''Cidade das sombras'' estreou. O verdadeiro filme-gêmeo de ''Matrix'' é 13º ANDAR, de 1999. O filme estreou dois meses após ''Matrix'' e, assim como ''Cidade das sombras'', ele traz o mesmo tema: o mundo real é uma farsa. Neste filme, temos um cara que criou um mundo dentro do computador, uma Hollywood dos anos 1930, cada habitante da cidade tem inteligência artificial. O protagonista se conecta aos computadores e visita sua cidade digital. Mas ele está sofrendo alguns apagões, perdendo algumas horas, e seu patrão é encontrado morto. Uma das pessoas da simulação descobre que seu mundo não é real e pira na batatinha. Mas existem outros segredos no filme e o protagonista também vai acabar pirando. 

Quem curtiu ''Matrix'' 😎 não pode deixar de conferir esses dois filmes.
 

Nenhum comentário: